Pular para o conteúdo
Política

Dois projetos que alteram regimento interno da Assembleia são aprovados

Ao todo quatro propostas foram aprovadas nesta terça-feira
Renata Portela -
violência política de gênero
Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa. (Foto: Luciana Nassar/Alems)

Na sessão ordinária da (Assembleia Legislativa de ) desta terça-feira (6), quatro projetos de lei foram aprovados. Destes, duas propostas alteram o regimento interno da Casa de Leis.

Em primeira discussão, foram aprovados os Projetos de Lei 80/2023 e 140/2023. O primeiro, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), trata das diretrizes para atendimento de pessoas com Atrofia Muscular Espinhal (AME).

A interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis pelos gestos voluntários vitais simples do corpo, como respirar, engolir e se mover.

Já o outro projeto, do presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP), institui o Dia Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e cria a Campanha Coração Azul. O parlamentar justificou que, por ser fronteira com dois países, o Mato Grosso do Sul é um corredor natural para o tráfico de pessoas.

Só no Estado, entre 2012 e 2019, o Disque 100 Direitos Humanos registrou 75 ocorrências de tráfico de crianças e adolescentes no Estado, segundo justificou o presidente.

Segunda discussão

Também relacionado a mudanças no Regimento Interno, o Projeto de Resolução 03/2023, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB) e outros parlamentares, foi aprovado em segunda discussão.

A proposta altera a Resolução 65/2008, desmembrando a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia em duas: Educação, Cultura e Desporto; e Ciência, Tecnologia e Inovação.

Assim, o Parlamento passaria a ter 17 comissões permanentes. Vai a Redação Final, por ter sofrido emenda.

Redação final

Projeto de Resolução 07/2023 foi aprovado em redação final, por ter sofrido duas emendas. O projeto modifica o Regimento Interno da ALEMS, especificamente no que diz respeito ao nome a ser usado pelo parlamentar no registro de candidatura.

A proposição é de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB) e coautorias de outros parlamentares. Com a aprovação vai ao expediente para promulgação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após 2 horas de buscas em condomínio de luxo, PF leva caminhonete em ação de grilagem de terras

Mãe de Ludmilla se pronuncia após pai da cantora tentar reconciliação: ‘Desprezou’

Governo diz que tomará medidas após operação da PF na Agraer-MS

Governo de MS publica termo aditivo de reforma e ampliação de escolas e valor chega a R$ 8,2 milhões

Notícias mais lidas agora

Fazendeiros e servidores da Agraer-MS fraudavam documentos para grilagem de terras da União, diz PF

Patrola manipulou proposta de concorrente desclassificado em licitação da Agesul

Quem é o cardeal ‘azarão’ que atuou no Paraguai e surge entre os favoritos a novo Papa

Jogadores do Flamengo sofrem tentativa de assalto após volta ao RJ e goleiro tem carro baleado

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

SAS convoca aprovados em seleção para educador e cuidador social; confira

O cuidador e o educador social utilizam instrumentos pedagógicos para recolocar pessoas em situação de vulnerabilidade de volta à sociedade

Sem Categoria

Em MS, só 22% do público-alvo tomou vacina e saúde reforça ações no interior

A meta é vacinar 90% do público-alvo

Brasil

Procurador diz que “pejotização” é forma de burlar legislação

Para Renan Kalil, lei não está sendo corretamente observada

Polícia

Idoso é encontrado morto dentro de carro em cruzamento de avenida  em MS

Carro estava ligado quando policiais chegaram no local