Pular para o conteúdo
Política

Deputado tenta mudar Constituição do MS e sistema de votação na Assembleia

O artigo 55 da Constituição Estadual está em xeque. Ao menos para o deputado estadual João Henrique Catan (PR), que propôs uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para mudar em diversas votações a sua forma de aprovação. Ao invés de quórum qualificado, passaria a vigorar o sistema de maioria simples. A votação deveria acontecer nesta […]
Arquivo -
Projeto é de autoria do deputado João Henrique Catan.(Luciana Nassar
Projeto é de autoria do deputado João Henrique Catan.(Luciana Nassar

O artigo 55 da Constituição Estadual está em xeque. Ao menos para o (PR), que propôs uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para mudar em diversas votações a sua forma de aprovação. Ao invés de quórum qualificado, passaria a vigorar o sistema de maioria simples. A votação deveria acontecer nesta terça-feira (4), mas foi foi adiada para quarta-feira (5).

A questão surgiu após a votação na Assembleia Legislativa em que os deputados aprovaram uma moção de repúdio contra o ex-ministro da Educação, Ricardo Velásquez, que teria ofendido brasileiros ao dizer que se comportam como canibais.

Contrário a forma como foi feita a votação, em quórum qualificado – ou seja, necessária dois terços dos votantes -, ele propôs tal mudança, que afetaria não só a votação de moções, mas também de outras propostas que forem à pauta, como derrubadas de vetos do Executivo.

A PEC já foi aprovada na CCJ (Comissão de Cidadania e Justiça) da Assembleia, por três votos a dois, e seria apresentada hoje na Ordem do Dia. Contudo, a ausência de Catan impediu que a mesma fosse para análise dos parlamentares.

Na CCJ, votaram a favor da mesma Gerson Claro (PP), Marçal Filho (PSDB) e o próprio Catan. Já os votos contrários foram de Lídio Lopes (PEN) e Barbosinha (DEM). Com a retirada do projeto da Ordem do Dia de hoje, ele deve retornar nesta quarta-feira (5).

Pedido de vistas e ‘inconstitucionalidade’

A proposta de Catan não agradou alguns colegas de parlamento, que enxergam a medida com inconstitucional, já que a Constituição estadual segue a federal. “Entendemos que é uma PEC inconstitucional, pois a nossa Constituição vem por simetria a Constituição Federal. Quando se fala de votação de plenário na Assembleia, precisa de votação qualificada, tem simetria”, explica Lídio, que completa.

“Veto do governo, por exemplo precisa de voto qualificado, que são 13 votos. Por isso, entendo que essa PEC é inconstitucional. Ele quer maioria simples, os deputados que estão em Plenário, independente do total de cadeiras”, finaliza Lopes.

Outro que não gostou do projeto foi o democrata Barbosinha. “É inconstitucional. Isso surgiu da moção de repúdio. Se a insatisfação é com o regimento, o que precisa ser modificado é o regimento, e não a constituição. Você só mexe na Constituição em casos excepcionais. Acho que não houve reflexão profunda”, destaca.

Já o deputado petista Pedro Kemp fez pedido de vistas. “Como a Constituição Federal estabelece quórum qualificado, aqui também deveríamos seguir essa simetria. Algumas votações merecem quórum qualificado”, opina.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Entre o aniversário do pai e o Dia das Mães, Joaquim resgata memória levada pela Covid

Prefeitura de Antônio João pavimentará acesso ao assentamento Bagagem (PMAJ, Divulgação)

Acesso ao Assentamento Bagagem custará R$ 2 milhões à Prefeitura de Antônio João

Número de mulheres no mercado de trabalho de MS dobra, mas ainda ganham menos

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Mais de 5 mil doses foram aplicadas durante o ‘Dia D’ da vacinação contra a gripe na Capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Campo Grande enfrenta surto de doenças ligadas aos sistema respiratório com histórico originado a partir da gripe

Polícia

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

Suspeita é que vítima não usava cinto de segurança no momento do acidente

Brasil

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

Nova representação é lançada no ano em que país preside Brics

Esportes

Arsenal empata com o campeão Liverpool após estar perdendo por 2 a 0

Jogo fez parte da 36ª rodada do Campeonato Inglês