Pular para o conteúdo
Política

Moro questiona Lula sobre mensalão e é chamado de “cansativo” por advogado

Juiz fez 13 perguntas ao ex-presidente sobre esquema de corrupção
Arquivo -
Juiz fez 13 perguntas ao ex-presidente sobre esquema de corrupção

Juiz fez 13 perguntas ao ex-presidente sobre esquema de corrupção

No depoimento do ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT), na sede da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba desta quinta-feira (11), os advogados da defesa do petista e o juiz Sérgio Moro trocaram farpas por causa do tema Mensalão.

Lula foi questionado em treze perguntas sobre o Mensalão. Os advogados do ex-presidente o orientaram a não responder os questionamentos, uma vez que segundo eles “o tema não fazia parte do processo”.

O tema do depoimento de Lula era basicamente prestar esclarecimentos a respeito do tríplex, em Guarujá, , supostamente de sua posse, mas que formalmente pertence à construtora OAS.

O advogado de Lula, Cristiano Zanin Marins, ameaçou entrar com pedido de impugnação da audiência, alegando que os questionamentos sobre o Mensalão eram uma tentativa de julgamento político. 

Moro respondeu que as interrupções de Zanin ao depoimento do réu e o uso repetitivo desse argumento estavam ficando cansativas, ao que o advogado respondeu em tom atravessado: “Cansativas são as perguntas de vossa excelência”.

O juiz não mudou o tom de voz, mas replicou: “se eu digo que são importantes para formação do juízo, eu que vou julgar, parece que eu que devo saber”. No vídeo do depoimento, Lula ria da situação.

O advogado Rene Dotti, representante da Petrobras, repreendeu o advogado de Lula e ressaltou que as questões sobre o Mensalão eram importantes para entender o “caráter e formação moral do acusado”. Seu discurso começou forte e terminou quase aos berros.

O resto das questões não teve mais participação de Zanin, porém Lula se absteve de falar sobre a Petrobras.

O ex-presidente também foi questionado se tentou impedir a presença de testemunhas, delegados, o procurador da República e o próprio juiz Moro na audiência por encará-los como uma intimidação. O petista não respondeu.

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vacinação contra a gripe

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Acusado de homicídio, cuidador de carro é esfaqueado várias vezes em Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Atlético-MG e Fluminense perdem e fecham semana trágica de brasileiros na Sul-Americana

Últimas Notícias

Esportes

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Pela nona vez na carreira, o paranaense assegura presença na primeira rodada de um ATP 1000

Trânsito

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Deixou parte do bairro sem energia

Brasil

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição

Polícia

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Advogado foi executado no momento em que buscava os filhos na escola