Pular para o conteúdo
Política

Juiz determina suspensão de cassação de Bernal

O juiz David de Oliveira Gomes Filho da 2ª Vara de Direitos Difusos determinou a suspensão da cassação do mandato do ex-prefeito Alcides Bernal (PP) e a imediata volta dele ao cargo que perdeu após ser julgado pelos vereadores de Campo Grande. A decisão foi publicada na tarde desta quinta-feira (15). O pedido de antecipação […]
Arquivo -

O juiz David de Oliveira Gomes Filho da 2ª Vara de Direitos Difusos determinou a suspensão da cassação do mandato do ex-prefeito (PP) e a imediata volta dele ao cargo que perdeu após ser julgado pelos vereadores de . A decisão foi publicada na tarde desta quinta-feira (15).

O pedido de antecipação da tutela jurisdicional para suspender os efeitos do Decreto Legislativo n. 1.759/14 foi feito pelos vereadores aliados ao ex-prefeito Alcides Bernal.

Este mesmo juiz rejeitou no dia 16 de janeiro uma ação de improbidade administrativa impetrada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul contra o ex-prefeito.

O prefeito Gilmar Olarte (PP) disse que não está sabendo da liminar e que a notícia é falsa. “Meus advogados estão vendo e em breve darei resposta sobre o caso”, concluiu o prefeito. No entanto, em consulta no sistema do TJMS, a informação é confirmada como andamento.

‘Teoria do Golpe’

Segundo a argumentação dos vereadores que moveram a ação Ayrton de Araújo (PT), Cazuza (PP), Zeca do PT, Luiza Ribeiro (PPS), Paulo Pedra (PDT), a cassação foi uma orquestrada a partir “de uma série de atos de sabotagem da administração municipal (pela anterior) e de uma gravação feita em agosto de 2013, em que o assessor do então vice-prefeito Gilmar Olarte revela a má-intenção do grupo”.

Ainda segundo a base, tal ação seria pela distribuição de cargos na prefeitura e também os outros 23 vereadores que votaram a favor da cassação não teriam respeitado os princípios da isenção, de prudência e de imparcialidade, ao cassar Bernal no dia 13 de março deste ano.

Para o juiz a “retornar o prefeito eleito ao cargo não gera instabilidade, social, política ou econômica, mas recompõe a estabilidade perdida durante o processo de cassação. Desta forma se estará prestigiando a soberania popular que legitima a atuação de todos os agentes políticos, inclusive daqueles que ocupam o pólo passivo desta ação”.

Bernal está no Fórum

Bernal está neste momento no Fórum de Campo Grande pegando a liminar. “Com a ordem judicial vou agora retomar a posse da Prefeitura. É uma decisão depois de 60 dias que sai ao meu favor, pois a cidade estava sendo governada por um impostor, um usurpador do poder. Agora a justiça foi feita e a primeira decisão que sai com o juiz analisando todo o mérito”, afirmou.

Bernal ainda disse que acredita que a Câmara vá recorrer, mas que a decisão será mantida. “O vice de Campo Grande agora é uma questão de polícia. Um caso para o Gaeco”, afirmou.

Acompanham Bernal os ex-secretários Ritva Vieira, Darlenge de Oliveira, Thais Helena, José Chadid, Odilon Marcom, Ivandro Fonseca e Jackeline Hildebrand, assessores e os vereadores, Paulo Pedra, Luisa Ribeiro e Ayrton Araujo. (Matéria alterada às 16h25)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de Floriculturas de Campo Grande na página do Google

Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

ucrania Zelensky

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Últimas Notícias

Polícia

Corpo completamente carbonizado é encontrado em Ponta Porã

Ainda não há identificação da vítima

Transparência

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Aquidauana tem dez dias para enviar notas fiscais do conserto de dois veículos

Transparência

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Prefeitura de Brasilândia vai comprar 2.000 doses de vacinas contra a gripe com foco na proteção às 4 principais cepas em circulação

MidiaMAIS

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Com filho internado na UTI, Rafaela visitará o filho no Dia das Mães na Santa Casa