Pular para o conteúdo
Polícia

‘Estreante’ no contrabando é preso com carro abarrotado de cigarros na BR-060

Preso por contrabando usava veículo roubado ou clonado lotado de cigarros; ele revelou ser a primeira vez que cometeu o crime e que buscou carga na fronteira
Humberto Marques -
(PRF/Divulgação)
Autor de contrabando de cigarros já havia passado pela base da PRF em Sidrolândia (PRF/Divulgação)

Homem que “estreava” na prática de contrabando em Mato Grosso do Sul acabou preso com um carro com registro de ilegalidade e abarrotado de cigarros em 28 de junho na BR-060, zona rural de . Por não ter antecedentes, assinou termo de compromisso e foi liberado mediante medidas cautelares, como a proibição de se aproximar da faixa de fronteira do Estado.

A decisão, publicada nesta sexta-feira (30) no Diário de Justiça Nacional, é resultado de audiência de custódia realizada pela 3ª Vara Federal de Campo Grande na tarde anterior. O autor, morador da Capital, foi flagrado por agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) na BR-060, nas proximidades do km 375, conduzindo um Fiat Cronos “em altíssima velocidade”.

A equipe policial realizou perseguição e o condutor acelerou mais. Contudo, alguns quilômetros adiante, havia um caminhão transitando à frente do Cronos, o qual o suspeito não conseguiu ultrapassar – porque outros veículos vinham no sentido oposto, impedindo a manobra.

Cheio de cigarros, carro só tinha o espaço do motorista livre

O autor, então, parou o veículo. Os agentes da PRF encontraram dentro do carro uma grande quantidade de cigarros de origem estrangeira, que ocupavam todo o interior do Cronos – exceto o assento do condutor.

Conduzido pelos agentes, o motorista disse que havia feito amizade com um caminhoneiro, que lhe disse ter um conhecido “que sempre precisava de motorista”. No dia 27, esta pessoa o contatou para informar sobre a existência de um serviço.

O autor, então, seguiu de carona com um caminhoneiro desconhecido até o Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, a 329 km de Campo Grande, onde recebeu o veículo e foi orientado a seguir até o Indubrasil. No ponto final, passaria o Fiat Cronos a outro condutor e receberia o pagamento.

Ainda conforme o relato, ele foi acompanhado por um batedor, tratado como “Steve”, o qual não soube identificar tanto o comparsa como o veículo que conduzia. Vinte minutos depois de passarem pela base da PRF em , a 71 km da Capital, o batedor informou que ele poderia seguir “porque estava limpo”.

Homem disse ser a primeira vez que cometia o crime

O suspeito disse não ter conhecimento de que o Fiat Cronos era roubado ou clonado e não conhecer o proprietário. Além disso, afirmou ser a primeira vez que realizou o transporte de cigarros e que não avisou ninguém que foi abordado. Por fim, destacou que foi contratado para o transporte por telefone por uma pessoa conhecida como “Tomate”, motivado pela falta de dinheiro.

O MPF (Ministério Público Federal) defendeu a liberdade provisória do suspeito com a instituição de medidas cautelares. Entre elas, o comparecimento aos autos do processo, proibição de mudar de residência sem prévia permissão e de frequentar a faixa de fronteira.

O juiz Bruno Cezar Teixeira concordou em conceder a liberdade provisória ao flagrado com base nas cautelares propostas pelo MPF. Além disso, autorizou acesso aos dados do telefone celular do suspeito por parte das autoridades. A decisão se tornou um termo de compromisso com o suspeito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Últimas Notícias

Charge

Presentes!

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo