Pular para o conteúdo
Polícia

Presa em MS: Último pedido de refúgio feito por responsável por plano de voo da Chapecoense foi negado

Ela estava refugiada em MS desde a condenação
Arquivo -
Queda da aeronave matou 71 pessoas
Queda da aeronave matou 71 pessoas

Presa pela Polícia Federal para ser extraditada para a Bolívia, Celia Castedo Monasterio teve um último pedido de refúgio no indeferido. Ela foi detida nesta quinta-feira (23) em Corumbá, a 444 quilômetros de , mediante cumprimento do mandado de prisão para extradição.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, Celia era considerada foragida pela Interpol e estava na foi feito pedido de extradição pelo governo boliviano. Assim, escritório da Interpol em La Paz, na Bolívia, inseriu Celia na lista da Difusão Vermelha e foi expedido mandado de prisão pelo 3º Juízo de Instrução Penal de Santa Cruz.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) deferiu o pedido de prisão para extradição de Celia e chegou a pontuar que foi solicitado reconhecimento da condição de refugiada, o que para a Interpol acabou demonstrando que ela não tinha intenção em voltar para a Bolívia. Assim, o novo pedido de refúgio acabou indeferido.

“Imperiosa a decretação da prisão, tendo em vista seus antecedentes migratórios, a deliberada intenção em se furtar à ação da Justiça boliviana e à gravidade do delito supostamente cometido”, diz a decisão. Para o ministro, a medida cautelar diversa da prisão não seria suficiente para reduzir o perigo de fuga e garantia do cumprimento da decisão de extradição.

Atentado contra segurança do espaço aéreo

Celia é apontada como responsável pela análise e aprovação do plano de voo da aeronave BAEAVRO RJ85, com registro boliviano CP 2933, da empresa Lamia Corporation S.R.L. Naquele dia 29 de novembro de 2016, por volta das 22h57, o avião caiu perto do chamado Cerro El Gordo, quando se aproximava do Aeroporto Internacional José Maria Cordova.

A aeronave caiu já perto de Medelín, na Colômbia. Da queda, 71 pessoas morreram, entre elas o time de futebol da Chapecoense. Conforme relatado pela Interpol, Celia era especialista em segurança de voo pela Aasana (Administração de Aeroportos e Serviços Auxiliares ao Tráfego Aéreo Boliviano) e teria deixado, fraudulentamente, de observar os requisitos procedimentais mínimos para a aprovação do plano de voo da aeronave. 

Isso, porque no programa apresentado, a autonomia de voo não era a adequada para a viagem, inexistindo margem para combustível de reserva.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

VÍDEO: Previsão se cumpre e Dourados registra temporal com alerta de mais chuvas

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Caminhoneiro é preso com 36 Kg de cocaína e haxixe que levaria ao RJ

Últimas Notícias

Política

Dourados terá 3 voos semanais para SP e venda de passagens começam amanhã, diz governador

A venda de passagens começam a partir deste sábado (10)

Trânsito

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

Algumas pessoas estavam próximas à margem no momento do ocorrido

Brasil

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Decidiu simplificar o uso dos recursos captados por meio desses papéis

Le Blog Maria Antonia

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

O lendário ex-Beatle Paul McCartney prepara um novo voo criativo com o filme de animação “High in the Clouds”, inspirado em seu próprio livro infantil de aventuras. A produção, que promete encantar públicos de todas as idades, contará com um elenco de vozes repleto de grandes nomes da música e do entretenimento. De acordo com … Continued