Pular para o conteúdo
Mundo

Candidato à presidência na França quer proibir a venda de “Nutella” no país

Para o candidato o consumo de alimentos ultraprocessados é prejudicial à saúde e ao meio ambiente
Arquivo -
Jean-Luc Melenchon
Jean-Luc Melenchon

Sob a pauta de uma alimentação mais saudável, o candidato à presidência da França para 2022, Jean-Luc Mélenchon, do partido França Insubmissa, criticou o consumo de alimentos processados, entre eles a Nutella. A declaração polêmica veio em entrevista ao jornal Liberation. Mélenchon defendeu que não havia motivos para seguir vendendo o famoso creme de cacau com avelã no país.

Para o candidato, o consumo de alimentos ultraprocessados é prejudicial à saúde e ao meio ambiente, já que a empresa responsável pelo produto teria adicionado mais açúcar à composição da receita, a Ferrero, no entanto, nega a mudança na receita. Outro ponto de crítica do francês seria a utilização do óleo de palma, uma forma industrializada do azeite de dendê. Em alguns países, como Malásia e Indonésia, responsáveis pela maior parte da produção mundial do ingrediente, a plantação em larga escala da planta que dá origem ao óleo é considerada causa de desmatamento.

Em declarações de suas campanhas, Mélenchon defendeu sua proposta de uma alimentação mais saudável e anunciou que, se eleito, vai proibir a publicidade alimentar voltada para crianças. “Eu não sou o bicho-papão, estou tentando defender a natureza e a saúde das crianças. Não é sobre proibir tudo, é sobre fazer o racionamento de açúcar e sal nos alimentos e proibir aditivos corantes e conservantes, classificados como cancerígenos”, afirmou.

A companhia Ferrero afirmou estar comprometida com o crescimento sustentável, e diz garantir que a colheita de avelãs em países como a não utiliza mão de obra infantil, bem como seu compromisso em reduzir as embalagens. Quanto ao cultivo do óleo de palma, a empresa ressaltou em nota que o produto é de alta qualidade e cultivado de maneira responsável.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tempo

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Presentes!

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Últimas Notícias

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala de plantão nas Upas e CRSs de Campo Grande

A equipe da escala médica realizará os atendimentos por ordem de chegada, mas dará prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes

Polícia

Homem é socorrido em estado grave após ser baleado pelo atual da ex-esposa em Dourados

Homem foi até a casa da ex-companheira e se envolveu em uma briga

Economia

EXPOAGRO 2025: Palestra sobre Recuperação Judicial no Agronegócio. Riscos, Benefícios e Oportunidades para o Produtor Rural.

No próximo dia 13 de maio, às 15h, o advogado Lucas Capilé Pinotti, especialista em Direito do Agronegócio e sócio do escritório Lucas Capilé Advogados, ministrará uma palestra sobre Recuperação Judicial (RJ) no 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil … Continued

Polícia

No Dia das Mães, mulher morre e deixa um filho após carro bater em capivara na BR-163 em MS

Vítima era mãe de um menino; casal saiu de Sorriso (MT) e seguia em direção ao Estado do Paraná