Pular para o conteúdo
Mundo

A 12 dias de eleição, Trump e Biden se enfrentam no último debate

Os dois principais candidatos à presidência dos Estados Unidos se enfrentam nesta quinta-feira (22) no último debate. Faltando 12 dias para a eleição, Donald Trump (R) e Joe Biden (D) se encontram esta noite em Nashville, no estado do Tennessee. Diferentemente do Brasil, os debates presidenciais não são organizados por emissoras de TV ou organizações […]
Arquivo -

Os dois principais candidatos à presidência dos Estados Unidos se enfrentam nesta quinta-feira (22) no último debate. Faltando 12 dias para a eleição, (R) e Joe Biden (D) se encontram esta noite em Nashville, no estado do Tennessee.

Diferentemente do , os debates presidenciais não são organizados por emissoras de TV ou organizações privadas, mas sim por uma comissão formada por membros dos partidos Democrata e Republicano e patrocinada por empresas. Dessa forma, todas as redes de televisão transmitem o mesmo encontro.

No debate de hoje, o atual presidente e o ex-vice-presidente vão discutir temas selecionados por uma hora e meia, sem intervalos. Cada segmento tem 15 minutos de duração.

Os temas são “Combatendo a ”, “As famílias americanas”, “A campanha nos Estados Unidos”, “Mudanças Climáticas”, “Segurança Nacional” e “Liderança”. Essa é a ordem divulgada pela comissão, portanto, não significa que será assim durante o debate.

A mediação é da jornalista Kristen Welker, da NBC. Desta vez, a organização vai cortar o microfone de um candidato quando o outro estiver falando.

Apesar disso ser comum no Brasil, essa regra não existia antes. Devido às interrupções constantes no primeiro debate, no dia 15, a comissão anunciou esse novo formato.

O debate começa às 21h, no horário de Mato Grosso do Sul. As emissoras GloboNews, CNN Brasil, BandNews e Record News transmitem pela TV por assinatura, seus respectivos sites e pelo YouTube.

A eleição presidencial ocorre em 3 de novembro. O voto não é obrigatório nos Estados Unidos, e pode até ser feito pelo correio ou por antecipação em alguns estados. Mas a decisão de quem deve ocupar a Casa Branca nos próximos quatro anos não é da população.

O Colégio Eleitoral é formado por 538 delegados, esses sim eleitos pelo voto. Cabe a eles decidir quem será o presidente. Quem obtém a maioria simples, de 270 votos, é o vencedor.

Ainda assim, é possível perder na votação popular e vencer no Colégio Eleitoral. Isso já aconteceu cinco vezes, sendo a última justamente em 2016, quando Trump superou apenas entre os delegados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)