Pular para o conteúdo
Mundo

Uruguai tem paralisação geral em apoio a trabalhadores do gás

O Uruguai vive nesta terça-feira (25) uma paralisação geral de trabalhadores. Durante 24 horas, funcionários do setor público e privado param suas atividades em apoio aos empregados da empresa MontevideoGas, subsidiária da Petrobras no país, em conflito há meses. Diversos serviços foram afetados pela paralisação. A Unott (União Nacional de Trabalhadores do Transporte) decidiu pa...
Arquivo -
Uruguaios param duas atividades por 24 horas em apoio a trabalhadores empregados da empresa MontevideoGas (Foto: Marieta Cazarré/ Agência Brasil)
Uruguaios param duas atividades por 24 horas em apoio a trabalhadores empregados da empresa MontevideoGas (Foto: Marieta Cazarré/ Agência Brasil)

O vive nesta terça-feira (25) uma paralisação geral de trabalhadores. Durante 24 horas, funcionários do setor público e privado param suas atividades em apoio aos empregados da empresa MontevideoGas, subsidiária da Petrobras no país, em conflito há meses.

Diversos serviços foram afetados pela paralisação. A Unott (União Nacional de Trabalhadores do Transporte) decidiu parar, afetando linhas de ônibus urbanos e interestaduais. A paralisação começou no fim da tarde de segunda-feira (24).

Poucos ônibus são vistos circulando pela capital, Montevidéu. De acordo com as empresas, alguns trabalhadores não sindicalizados fazem o chamado “serviço de emergência”. Os táxis pararam à meia-noite, mas também há “serviço de emergência”.

Outra área afetada foi o ensino. Os professores das escolas públicas aderiram à paralisação e não há aulas no ensino fundamental e médio. O Sintep (Sindicato de Trabalhadores do Ensino Privado) aderiu ao movimento, mas depende de cada instituição a decisão de parar ou manter as aulas no dia de hoje.

Sindicatos de trabalhadores da saúde também paralisaram as atividades, mantendo apenas regimes de plantão, emergências, urgências e serviços oncológicos.

As atividades bancárias foram afetadas, assim como os serviços públicos de modo geral. É a quinta paralisação geral desde que o presidente Tabaré Vázquez assumiu em 2015.

De acordo com a Pit-Cnt (Central Sindical Única do Uruguai), a estimativa é que mais de 700 mil trabalhadores parem hoje. O número é quase o dobro dos sindicalizados, que somam 400 mil.

A decisão pela paralisação foi tomada em apoio aos trabalhadores da MontevideoGas, mas as reivindicações vão além. Os trabalhadores lutam contra as terceirizações, em defesa da negociação coletiva e contra a inserção do país na “lista curta” da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Presentes!

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Últimas Notícias

Polícia

Homem é socorrido em estado grave após ser baleado pelo atual da ex-esposa em Dourados

Homem foi até a casa da ex-companheira e se envolveu em uma briga

Economia

EXPOAGRO 2025: Palestra sobre Recuperação Judicial no Agronegócio. Riscos, Benefícios e Oportunidades para o Produtor Rural.

No próximo dia 13 de maio, às 15h, o advogado Lucas Capilé Pinotti, especialista em Direito do Agronegócio e sócio do escritório Lucas Capilé Advogados, ministrará uma palestra sobre Recuperação Judicial (RJ) no 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil … Continued

Polícia

No Dia das Mães, mulher morre e deixa um filho após carro bater em capivara na BR-163 em MS

Vítima era mãe de um menino; casal saiu de Sorriso (MT) e seguia em direção ao Estado do Paraná

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia