Pular para o conteúdo
Mundo

China pede suspensão imediata do escudo antimísseis dos EUA na Coreia

Porta-voz das forças americanas anunciou que o sistema THAAD já estava "operacional"
Arquivo -

Porta-voz das forças americanas anunciou que o sistema THAAD já estava “operacional”

A pediu nesta terça-feira a suspensão “imediata” do sistema antimísseis americano THAAD na Coreia do Sul, horas depois da instalação do dispositivo, mas elogiou a atitude aberta de a respeito da Coreia do Norte.

Pequim denuncia há vários meses a instalação do dispositivo, anunciado por Washington no ano passado em resposta ao programa nuclear e balístico da Coreia do Norte.

A China afirma que o THAAD cobre parte de seu território e prejudica sua própria força de dissuasão.

“A posição da China é clara e firme. Somos contrários à instalação do sistema THAAD e pedimos às partes envolvidas que interrompam imediatamente a instalação. Tomaremos as medidas necessárias para defender nossos interesses”, afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Geng Shuang.

Na segunda-feira, o coronel Rob Manning, porta-voz das forças americanas na Coreia do Sul, anunciou que o sistema THAAD já estava “operacional”, com a “capacidade de interceptar os mísseis norte-coreanos”.

Outra fonte americana, que falou à AFP na condição de anonimato, indicou, no entanto, que o sistema instalado alcançou apenas a “capacidade inicial de interceptação”.

O porta-voz chinês expressou, ao mesmo tempo, satisfação com as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que estaria disposto a uma reunião com o dirigente norte-coreano Kim Jong-Un “sob as circunstâncias adequadas”.

“Repito, se as circunstâncias forem adequadas. Mas o faria”, disse Donald Trump sobre um hipotético encontro com o líder norte-coreano em uma entrevista à agência Bloomberg divulgada na segunda-feira.

Washington afirmou nas últimas semanas que a opção militar a respeito da Coreia do Norte “está sobre a mesa”.

“Tomamos conhecimento das declarações da parte americana e dos sinais positivos positivas que transmitem”, disse Geng.

– ‘Proteção crucial’ –

“A prioridade urgente é tomar medidas para reduzir a tensão. E uma das medidas eficazes para fazer isto é retomar as negociações de paz com a Coreia do Norte”, completou.

A China, assim como os Estados Unidos, denuncia o programa nuclear e balístico da Coreia do Norte. Washington, no entanto, deseja que Pequim faça mais para convencer o regime norte-coreano a abandonar seus projetos.

Pequim sugere há várias semanas que a Coreia do Norte suspenda seu programa nuclear e balístico, assim como o fim das manobras militares organizadas anualmente pelos Estados Unidos na Coreia do Sul.

Esta proposta foi rejeitada por Washington, que pede a Pequim uma aplicação mais estrita das sanções adotadas pela ONU contra o regime norte-coreano.

De acordo com especialistas, a primeira bateria de mísseis defensivos do sistema THAAD instalada na Coreia do Sul não é suficiente para proteger todo o território sul-coreano e seriam necessárias de duas a três baterias para cobrir o país.

Mas a presença do sistema modifica o equilíbrio estratégico entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, limitando o poder de destruição de Pyongyang.

“Não é a arma absoluta, isto não existe, mas oferece uma proteção crucial para as tropas americanas e sul-coreanas na península, reforçando a dissuasão e a postura defensiva das tropas”, disse à AFP Thomas Karabo, especialista em defesa antimísseis do centro de pesquisas CSIS, com sede em Washington.

O financiamento do escudo foi objeto de uma polêmica na semana passada entre o governo americano e Seul. Donald Trump considerou “apropriado” que a Coreia do Sul pague por este sistema, que tem custo calculado em um bilhão de dólares. O governo sul-coreano rejeitou a ideia.

A China aprovou uma série de medidas de restrição comercial a respeito da Coreia do Sul, ao que parece em represália pela instalação do THAAD.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Últimas Notícias

Polícia

No Dia das Mães, mulher morre após carro bater em capivara na BR-163 em MS

Vítima era mãe; casal saiu de Sorriso (MT) e seguia em direção a Foz do Iguaçu (PR)

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia

Charge

Presentes!

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história