Pular para o conteúdo
Comportamento

Alerta: estresse em excesso traz danos; saiba como combatê-lo

Dia Mundial de Combate ao Estresse é celebrado em 23 de setembro
Arquivo -
Personagem Carminha da novela Avenida Brasil é símbolo nacional com memes estressados
Personagem Carminha da novela Avenida Brasil é símbolo nacional com memes estressados

Não importa a idade, dos bebês aos idosos, o estresse acontece e é uma resposta do organismo a estímulos recebidos, geralmente ligados a situações de perigo e ameaça, que muitas vezes causam diferentes impactos à saúde mental e física. 

Embora pareça simples de resolver, muitas pessoas não sabem lidar com o sentimento, e, para conscientizar a população sobre o assunto, o Dia Mundial de Combate ao Estresse é celebrado em 23 de setembro.

De acordo com o psicólogo da Unimed, Robson Rocha Antunes, cada pessoa pode expressar o estresse de uma forma diferente. “Algumas desencadeiam quadros de ansiedade, depressão, ansiedade generalizada, ou mesmo doenças fisiológicas como a hipertensão, por exemplo, Síndrome de Burnout, entre outros”, explica.

Robson alerta que é preciso observar os diferentes sinais que nosso corpo emite quando estamos estressados. Segundo ele, vale destacar os seguintes:

Emocionais: emoções excessivas e persistentes de tristeza, raiva, culpa, medo ou preocupação, deprimido, desânimo, irritação ou sentimento de que está com “os nervos à flor da pele”, indiferença afetiva (sensação de “tanto faz”).

Comportamentais: discussões e perda de paciência, dificuldade de expressar e compartilhar sentimentos, aumento ou abuso de algumas substâncias, como remédios, álcool, cigarro e drogas, violência e agitação.

Cognitivos: dificuldade para lembrar-se de informações (os chamados “brancos de memória”), para concentrar-se ou tomar decisões, pensamentos repetitivos e intrusivos (que “invadem a mente”) sobre temas desagradáveis.

Físicos: falta de ar, dor de cabeça, dores musculares, aumento dos batimentos cardíacos, alterações drásticas do apetite e do sono (falta ou excesso), má digestão, sensação de queimação ou peso no estômago, diarreia, prisão de ventre, cansaço e falta de energia, dores em geral sem causa aparente, tremores e piora no quadro geral de quem já tem uma doença.

Autoconhecimento

Segundo o psicólogo, o primeiro grande passo para combater o estresse é praticar o autoconhecimento, identificando quais foram os estímulos causadores e elaborando estratégias para agir de maneira diferente. “Além do autoconhecimento existem diversas estratégias que podem ser eficazes na redução do estresse. Pesquisas apontam a necessidade de fazer uma pausa, meditar, pois muitas vezes precisamos reordenar e ressignificar novas atitudes para cristalizar novos comportamentos. Praticar atividade física, cuidar da alimentação, além de manter relações com outras pessoas são fatores muito importantes na prevenção e controle do estresse”, explica o profissional.

Robson destaca que, casos em que o indivíduo tenha atingido um nível muito alto de estresse e não consiga administrar sozinho, mesmo traçando novas estratégias, é hora de buscar ajuda profissional. “A ajuda de um profissional habilitado neste momento é essencial. Um psicólogo ou psiquiatra de sua confiança pode recomendar as terapias ideais para as suas necessidades e assim, ajudar a combater esse mal”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
inss

Próximo pagamento do INSS já poderá ter ressarcimento, diz Alckmin

Com salários de até R$ 9 mil, seleção do IFMS para professor encerra inscrições nesta semana

nomes cartorios ms 2024

Terceira Semana Nacional do ‘Registre-se!’ tem como foco nos atendimentos os povos originários

comércio

Comércio ‘tímido’ no Dia das Mães salva quem deixou presente para última hora em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

VÍDEO: Carros ficam destruídos em acidente na Avenida Afonso Pena

Últimas Notícias

Esportes

Após derrota, José Aldo anuncia aposentadoria do MMA

José Aldo, um dos maiores nomes do MMA brasileiro, anunciou sua aposentadoria do esporte nesse sábado (10). O anúncio foi feito após o ex-campeão peso-pena perder para Aiemann Zahabi, em Montreal. Esta foi a terceira derrota de Aldo nos últimos quatro combates da liga. Vale lembrar que esta é a segunda vez que ele anuncia … Continued

Mundo

VÍDEO: Papa Leão XIV envia ‘saudação carinhosa para todas as mães’

Papa fez a segunda aparição pública

Polícia

Jovem desaparecido há 2 dias é encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas

Vítima foi encontrada dois dias após desaparecimento

Cotidiano

Família lamenta morte de fisiculturista que competia em MS

Segundo familiares, ele tinha pressão alta. O fisiculturista deixa três filhos