Pular para o conteúdo
Geral

Valesca visita escola onde foi chamada de ‘grande pensadora’

A funkeira Valesca Popozuda fez uma visita ao Centro de Ensino Médio 3 de Taguatinga, no Distrito Federal, onde se encontrou com o professor e alunos envolvidos em uma polêmica questão de uma prova de filosofia. Ela cantou e dançou para os alunos e conversou com Antônio Kubitschek, responsável pela pergunta que a citou como […]
Arquivo -

A funkeira Valesca Popozuda fez uma visita ao Centro de Ensino Médio 3 de Taguatinga, no Distrito Federal, onde se encontrou com o professor e alunos envolvidos em uma polêmica questão de uma prova de filosofia. Ela cantou e dançou para os alunos e conversou com Antônio Kubitschek, responsável pela pergunta que a citou como “grande pensadora contemporânea”. A visita foi feita durante a gravação de um programa de TV.

O encontro foi promovido na manhã de segunda-feira, um mês depois de aplicada a questão sobre a música Beijinho no Ombro. Ela foi acompanhada de Serginho Groisman para um quadro do programa Altas Horas, da Rede Globo, e recebeu assédio de alunos e funcionários, que aproveitaram para tirar fotos e cantar a música de Valesca.

“Uma Selfie com a turma do centro de ensino médio 3 de Taguatinga #Professoravalesca #Turmaaninada #Bagunca #Selfie #Altashoras”, escreveu a funkeira em sua página no Facebook. Muitos alunos e ex-alunos da escola aproveitaram para comentar a passagem da artista por Taguatinga.

A funkeira Valesca Popozuda já havia declarado que desejava conhecer o professor Antonio Kubitscheck, que aplicou uma questão na qual a cantora é chamada de “grande pensadora contemporânea”. Kubitschek afirmou que o objetivo da pergunta era mesmo causar repercussão na imprensa.

Questão polêmica

A questão polêmica aplicada por Kubitscheck estava em uma prova de filosofia e fazia referência à música “Beijinho no ombro”, sucesso de Valesca.

“Segundo a grande pensadora contemporânea Walesca (sic) Popozuda, se bater de frente”, diz a pergunta. Entre as alternativas, o aluno deve escolher entre “É só tiro, porrada e bomba”, “É só beijinho no ombro”, “É recalque” ou “É vida longa”.

Uma fotografia da prova foi compartilhada nas redes sociais e ganhou destaque na imprensa. Após a repercussão, o professor resolveu se explicar e disse que a atitude não teve a intenção de provocar discussões sobre métodos educacionais, e seria um teste para verificar a atuação da imprensa e se ela dá destaque às atividades escolares em momentos positivos ou negativos.

“Tivemos um debate em sala de aula sobre a formação moral, a formação dos alunos, e veio a discussão de como a imprensa participa desses novos valores que vão surgindo. Isso gerou polêmica, e resolvi testar. Há 15 dias tivemos uma exposição fotográfica com fotos tiradas pelos alunos, e a imprensa não veio participar. Resolvi então colocar na minha prova uma questão que gerasse polêmica e chegasse na rede social, que aí, em algum momento, um órgão da imprensa iria pegar”, relata.

Em sua rede social, a funkeira postou um comentário no qual diz que se o professor tivesse usado um trecho de qualquer outro gênero musical, talvez o assunto não tivesse ganhado tanto destaque. “E se fosse MPB ou uma música americana, que tanto é valorizada por nós? Será que daria a mesma polêmica?”, questiona.

Em outro trecho, ela comenta. “Me espanta mesmo é todo mundo se preocupar com uma única questão da prova, sem analisar os termos por trás disso tudo (E se o professor colocou a questão dentro do contexto da matéria? E se o professor quis ser irônico com o sucesso das músicas de hoje em dia?)”

O uso de músicas em provas é um recurso que tem sido adotado com regularidade. A última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe letras do músico Gabriel, O Pensador, e da banda Titãs. Também no ano passado, a Universidade de incluiu o hit Camaro Amarelo, da dupla sertaneja Munhoz & Mariano, e o rap Vida Loka Parte II, dos Racionais MC, na lista das obras musicais da matriz que poderia ser cobrada na primeira etapa do Programa de Avaliação Seriada.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carros ficam destruídos em acidente na Avenida Afonso Pena

polícia projeto

Corpo completamente carbonizado é encontrado em Ponta Porã

maquinário aquidauana

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Brasilândia quer ampliar cobertura vacinal contra a gripe (Marcelo Camargo, Agência Brasil, Arquivo)

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Últimas Notícias

Brasil

Próximo pagamento do INSS já poderá ter ressarcimento, diz Alckmin

Vice-presidente prestou esclarecimentos após investigação sobre fraude

Emprego e Concurso

Com salários de até R$ 9 mil, seleção do IFMS para professor encerra inscrições nesta semana

As oportunidades de atuação são nas áreas de Informática, Português/Espanhol e Química

Cotidiano

Terceira Semana Nacional do ‘Registre-se!’ tem como foco nos atendimentos os povos originários

A documentação, além de ser um mecanismo de identificação, garante o acesso a direitos básicos

Economia

Comércio ‘tímido’ no Dia das Mães salva quem deixou presente para última hora em Campo Grande

Poucas pessoas escolheram presentes 'na última hora