Pular para o conteúdo
Geral

Por segurança, obras de Viracopos são interrompidas em SP

O Ministério Publico do Trabalho (MPT) de Campinas e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) determinaram nessa sexta-feira a interdição das obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas. A interdição refere-se às atividades de altura e de movimentação de cargas suspensas nas áreas de construção do […]
Arquivo -

O Ministério Publico do Trabalho (MPT) de Campinas e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) determinaram nessa sexta-feira a interdição das obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas. A interdição refere-se às atividades de altura e de movimentação de cargas suspensas nas áreas de construção do Píer A e Píer B.

A medida interrompe os trabalhos de ampliação de Viracopos a dois dias da vistoria técnica da Anac e cerca de um mês antes da chegada das delegações esportivas de futebol que vão se hospedar na cidade e participar da Copa do Mundo de Futebol.

Segundo o coordenador do Cerest, Alexandre Polli Beltrami, a fiscalização foi composta de quatro procuradores do MPT e três membros do Cerest. Foi constatado grande número de atividades ocorrendo ao mesmo tempo em um único ambiente de forma desorganizada e em várias etapas misturadas. “É como colocar os dispositivos de acionamento de uma máquina dentro da área de risco”, disse ele.

Beltrami disse que caminhões fazem manobras a poucos centímetros de distância de plataforma com trabalhadores suspensos, materiais pesados são movimentados próximos de grupo de operários sem medidas de precaução ou isolamento.

Os fiscais também notaram a ausência de proteções contra quedas: falta de guarda-corpos e das chamadas linhas de vida, responsáveis por “ancorar” os cintos de segurança dos operários, instaladas nas extremidades das lajes.

“Percebemos que eles estão correndo contra o tempo e estão executando diversos processos simultaneamente de forma desorganizada”, afirmou o procurador Mário Antonio Gomes. Desde o início das obras dois funcionários morreram em virtude de acidente de trabalho. Um homem de 26 anos foi soterrado e um rapaz de 19 anos sofreu uma queda. No canteiro de obras, são 6 mil trabalhadores.

Para solicitar a liberação da continuidade das obras, o Consórcio Aeroporto Viracopos deve regularizar as medidas e depois formalizar o pedido junto ao Cerest. A concessionária ainda não se manifestou sobre a interdição.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Policiais quebram câmera de segurança após espancar homem no Ceará

Grupo criminoso de São Paulo que furtou apartamento de luxo em Campo Grande é alvo de operação

oitiva reclamações cpi

Frota velha do Consórcio Guaicurus afeta principalmente três regiões de Campo Grande

vagas

Feirão da Empregabilidade oferta 74 vagas nesta terça-feira em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

Grupo criminoso de São Paulo que furtou apartamento de luxo em Campo Grande é alvo de operação

CBF confirma: Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira

Mães com ‘M’ maiúsculo!

Últimas Notícias

Polícia

Homem é preso como suspeito de envolvimento na morte de vítima encontrada carbonizada em MS

O corpo da vítima foi encontrado carbonizado em uma área de mata na região da Favelinha

Esportes

Seleção quebra tabu de 60 anos e volta a ter técnico estrangeiro; veja quem foram os outros

Ancelotti é o quarto técnico estrangeiro a assumir o comando da seleção

Polícia

Com redução de 32%, MS está entre os estados que menos registrou homicídios contra mulheres em 2023

Os dados tratam dos casos que não envolvem violência doméstica

Emprego e Concurso

IFMS abre vaga para professor substituto no Campus de Ponta Porã

Os interessados podem se inscrever no processo seletivo até 18 de maio