Pular para o conteúdo
Geral

MPF pede prisão de pilotos do jato que colidiu com avião da Gol em 2006

O Ministério Público Federal (MPF) enviou parecer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) no qual pede a prisão dos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jean Paul Paladino, que conduziam o jato Legacy que, em 2006, colidiu com um avião da Gol no Mato Grosso. O acidente provocou 154 mortes, entre passageiros e tripulantes. No parecer […]
Arquivo -

O Ministério Público Federal (MPF) enviou parecer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) no qual pede a prisão dos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jean Paul Paladino, que conduziam o jato Legacy que, em 2006, colidiu com um avião da Gol no Mato Grosso. O acidente provocou 154 mortes, entre passageiros e tripulantes.

No parecer apresentado nesta segunda-feira (26) ao tribunal superior, a subprocuradora-geral da República Lindôra Maria Araujo pede que a ministra Laurita Vaz, do STJ, determine a prisão. Não há prazo para que a ministra analise o pedido.

O MP já tinha pedido para que seja restabelecida para os pilotos a pena de 4 anos e 4 meses no regime semiaberto (quando há possibilidade de deixar o presídio durante o dia para trabalhar) fixada, em 2011, pela Justiça Federal de Sinop (MT).

Os pilotos recorreram e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) reduziu a punição aos pilotos para 3 anos, 1 mês e 10 dias. Em dezembro do ano passado, a própria ministra Laurita Vaz reduziu ainda mais a pena dos norte-americanos. Por meio de uma decisão individual, ela fixou a punição em 2 anos e 4 meses de detenção.

Ao STJ, a defesa dos pilotos argumenta que o TRF-1 usou o mesmo fato, a inobservância de regras técnicas da profissão, para duas causas de aumento de pena diferentes, o chamado “bis in idem”. Os advogados também questionaram que não obtiveram direito de converter a pena de prisão em restrição de direitos. O G1 tenta novo contato com a defesa.

Ao analisar o caso, Laurita Vaz aceitou diminuir as penas dos pilotos, mas rejeitou o pedido para converter a punição. Segundo a ministra, o tribunal “agiu dentro da mais absoluta legalidade”.

Pena maior

Em outro parecer enviado no mês passado ao STJ, a subprocuradora afirmou que as penas dos pilotos do Legacy devem ser ampliadas porque eles “ficaram quase uma hora sem verificar o painel da aeronave”, o que gerou “consequências gravíssimas” e a morte de 154 pessoas.

Para o MPF, “não restam dúvidas de que os réus não observaram regras técnicas da profissão, pois, como pilotos profissionais, voaram quase uma hora sem observar o equipamento anticolisão (transponder)”.

“O crime cometido pelos pilotos não pode ser valorado como um simples crime de trânsito, haja vista que a negligência dos sentenciados ocasionou a morte de 154 pessoas e o sofrimento de diversas famílias”, diz Lindôra Maria Araujo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
inss

Próximo pagamento do INSS já poderá ter ressarcimento, diz Alckmin

Com salários de até R$ 9 mil, seleção do IFMS para professor encerra inscrições nesta semana

nomes cartorios ms 2024

Terceira Semana Nacional do ‘Registre-se!’ tem como foco nos atendimentos os povos originários

comércio

Comércio ‘tímido’ no Dia das Mães salva quem deixou presente para última hora em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

VÍDEO: Carros ficam destruídos em acidente na Avenida Afonso Pena

Últimas Notícias

Esportes

Após derrota, José Aldo anuncia aposentadoria do MMA

José Aldo, um dos maiores nomes do MMA brasileiro, anunciou sua aposentadoria do esporte nesse sábado (10). O anúncio foi feito após o ex-campeão peso-pena perder para Aiemann Zahabi, em Montreal. Esta foi a terceira derrota de Aldo nos últimos quatro combates da liga. Vale lembrar que esta é a segunda vez que ele anuncia … Continued

Mundo

VÍDEO: Papa Leão XIV envia ‘saudação carinhosa para todas as mães’

Papa fez a segunda aparição pública

Polícia

Jovem desaparecido há 2 dias é encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas

Vítima foi encontrada dois dias após desaparecimento

Cotidiano

Família lamenta morte de fisiculturista que competia em MS

Segundo familiares, ele tinha pressão alta. O fisiculturista deixa três filhos