Pular para o conteúdo
Geral

Embrapa Pantanal emite segundo alerta de nível do Rio Paraguai em 2014

O pesquisador Carlos Roberto Padovani, da Embrapa Pantanal emitiu no início desta semana o segundo alerta sobre o nível do Rio Paraguai para este ano. De acordo com o pesquisador, o rio deve alcançar cerca de 5,5 metros no município de Ladário, 5,4 metros em Porto Esperança e 4,6 metros em Forte Coimbra em meados […]
Arquivo -

O pesquisador Carlos Roberto Padovani, da Embrapa Pantanal emitiu no início desta semana o segundo alerta sobre o nível do Rio Paraguai para este ano. De acordo com o pesquisador, o rio deve alcançar cerca de 5,5 metros no município de , 5,4 metros em Porto Esperança e 4,6 metros em Forte Coimbra em meados do mês de junho.

Segundo o pesquisador, as fortes chuvas que caíram nas bacias das cabeceiras do rio Paraguai e na bacia do Corixo Grande, a oeste do Pantanal de Mato Grosso, foram a causa do aumento do nível do rio em do Norte, acima da região da barra do São Lourenço e Amolar. Padovani também diz que, devido à grande quantidade de chuvas na região da Nhecolândia, haverá uma entrada extra de água na região do Porto da Manga, na Estrada Parque.

“A gente está acostumado e tem registros de cheias em todas as magnitudes e todas as frequências; este ano, a cheia está acima da média e a gente já vinha estimando que isso ia acontecer desde fevereiro, quando observamos os mapas de chuva na região alta da bacia do Alto Paraguai”, afirma o pesquisador.

O alerta foi publicado na página do Facebook GeoHidro-Pantanal, uma iniciativa mantida por pesquisadores da Embrapa e parceiros que busca estabelecer uma comunicação mais direta com a população das regiões que podem ser afetadas pelas cheias. “Cada vez mais, existem pessoas vivendo em áreas de risco – e cada vez mais pessoas de fora, que não têm muita informação ou vivência com o Pantanal (…). A gente procura informá-las para que elas se preparem”, diz Padovani.

Além dos alertas de nível do rio, a página oferece mapas sobre as chuvas, dados e links de sites como a Agência Nacional de Águas (ANA) e Marinha do Brasil, de forma a criar um panorama mais detalhado sobre a cheia. Conforme o pesquisador, “a gente tenta informar e também mostrar como funciona o Pantanal com dados de várias fontes diferentes, para mostrar que existe uma grande quantidade de informações disponíveis”.

Após a publicação do alerta, Padovani recomenda que as comunidades de ribeirinhos, proprietários e arrendatários de terras para criação de gado que estejam na área sob influência do rio Paraguai fiquem atentos e tomem as providências necessárias para a sua proteção. Ainda de acordo com o pesquisador, a recomendação para os criadores de gado é retirar o rebanho das regiões que podem ser inundadas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rússia confirma visita de Xi Jinping entre dias 7 a 10 de maio e reuniões bilaterais com Putin

Justiça do Rio condena Marco Feliciano a pagar indenização salgada à mãe de Cazuza

CBF confirma Copa do Brasil Feminina e MS terá Operário como representante

detran

Detran-MS vai pagar R$ 1 milhão a empresa de SC por sinalização em Coxim e Nioaque

Notícias mais lidas agora

Vostok: ameaçado, David Chita troca de advogados para negociar delação

maça

Empresa investigada por fraude de licitação e merenda podre atua em várias cidades de MS

CBF confirma Copa do Brasil Feminina e MS terá Operário como representante

Denúncia revela entreposto de maconha que seria distribuída no Los Angeles em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Campo Grande tem 260 pessoas com doença respiratória aguardando por vaga em hospital

Prefeitura afirma que todos os pacientes estão recebendo atendimento adequado nas Upas de Campo Grande

Transparência

Clínica de filho do prefeito e tio de vice em Ponta Porã é credenciada pelo Detran-MS

Centro oftalmológico teve credenciamento prorrogado até o fim do ano

Cotidiano

Precisa se vacinar? Confira os locais de vacinação contra a gripe em Campo Grande

A vacinação contra a gripe está liberada para toda a população a partir dos seis meses

MidiaMAIS

MidiaMAIS viu: ‘Homem com H’ mostra Ney Matogrosso como alguém que ousou ser livre

Artista tem mais de cinco décadas de carreira e obra mostra alguém que desafiou a todos para ser exatamente como é