Pular para o conteúdo
Geral

Economia fechará 2013 com bom resultado, estima presidente do BNDES

O último trimestre do ano mostrará recuperação do crescimento da economia brasileira, ajudando a fechar o exercício com um bom resultado “e preparando para 2014”. A avaliação foi feita hoje (18) pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e se baseia no indicador antecedente do Banco Central, que apresentou […]
Arquivo -

O último trimestre do ano mostrará recuperação do crescimento da economia brasileira, ajudando a fechar o exercício com um bom resultado “e preparando para 2014”. A avaliação foi feita hoje (18) pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e se baseia no indicador antecedente do Banco Central, que apresentou expansão de 0,8% da atividade econômica em outubro sobre setembro.

Coutinho ressaltou alguns fatores que levam na direção de uma recuperação do crescimento. Entre eles, a inadimplência no sistema bancário, “que já está se ajustando para níveis mais baixos”, o que permite que haja uma retomada do crédito privado.

Ele espera que a diferença registrada entre o desempenho dos bancos públicos e privados comece a se dissipar em 2014, mostrando aceleração na concessão de financiamentos pela rede privada, para operações de investimento em parceria com os bancos públicos, especialmente o BNDES, a partir da expansão do mercado de debêntures para infraestrutura. Coutinho acredita que a retomada do crédito privado ocorrerá de forma moderada e cautelosa, “o que é saudável”.

Outro fator que influenciará o cenário econômico no próximo ano é a recuperação da economia internacional, com destaque para os Estados Unidos. Isso vai permitir, segundo Coutinho, “junto com uma taxa de câmbio mais estimulante, alguma recuperação das exportações brasileiras, sobretudo as industriais”.

Para Coutinho, esse é um fato importante porque uma das razões que dificultaram o desempenho das vendas externas do nos dois últimos anos foi o baixo crescimento mundial, com condições de câmbio desfavoráveis, o que levou as exportações industriais a perderem “tração e participação” no mercado global. “Nós temos condições de recuperá-las”, garantiu.

O presidente do BNDES ressaltou também o desempenho positivo da indústria, com expansão de 0,6% em outubro, impulsionado pelo segmento de bens de capital. Outro elemento que induz ao crescimento da economia é, segundo Coutinho, o sucesso apresentado pelos leilões de concessões, que já somam investimentos adicionais de R$ 31 bilhões e ajudarão a reforçar o processo de desenvolvimento. O número não inclui os investimentos previstos para a área de exploração do pré-sal no Campo de Libra, na Bacia de Santos, esclareceu.

A melhoria do crédito, a sustentação do emprego e a possibilidade de recuperação das exportações industriais poderão manter em 2014 o desempenho positivo já sinalizado para a indústria da transformação no início do quarto trimestre, estimou Coutinho. Ele acrescentou que outro fato significativo é a recuperação aparente do consumo de bens de capital, que apresentou incremento de 18,8% no segundo trimestre deste ano e de 13% no terceiro trimestre.

“É um desempenho muito bom do consumo de bens de capital, que tem se traduzido em crescimento da indústria”, disse. Segundo o presidente do BNDES, esse crescimento é positivo porque é motivado mais pelo investimento que pelo consumo. A isso se soma, ainda, a recuperação do crescimento do segmento de equipamentos de transporte, ligado aos financiamentos do próprio banco, acrescentou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Últimas Notícias

Polícia

Policial atira em pneu de carro após motorista avançar propositalmente contra casal

O motorista conseguiu fugir mas foi identificado

Brasil

Juiz determina suspensão imediata de todos os descontos de aposentadorias em favor da Contag

A decisão suspende "todo e qualquer desconto associativo"

Trânsito

Ciclista morre atropelado na BR-267 e condutor foge do local

O condutor não parou para prestar socorro e fugiu do local

Política

Dourados terá 3 voos semanais para SP e venda de passagens começam amanhã, diz governador

Eduardo Riedel foi homenageado na Expoagro nesta sexta (9) e deu informação em primeira mão após negociações com companhia aérea