Pular para o conteúdo
Geral

Dourados completa nesta sexta-feira 78 anos

Fundada em 1935, com uma população de aproximadamente 14 mil habitantes, Dourados, cidade a 225 quilômetros de Campo Grande, teve desenvolvimento lento até a segunda metade do século XX, por causa de deficiências dos meios e vias de transporte, principalmente com Campo Grande. A partir dos anos 50, já com 22.834 habitantes e a abertura […]
Arquivo -

Fundada em 1935, com uma população de aproximadamente 14 mil habitantes, Dourados, cidade a 225 quilômetros de , teve desenvolvimento lento até a segunda metade do século XX, por causa de deficiências dos meios e vias de transporte, principalmente com Campo Grande. A partir dos anos 50, já com 22.834 habitantes e a abertura de rodovias, acelerou-se o desenvolvimento e Dourados tornou-se importante centro agropecuário e de serviços, especialmente a partir dos anos 1970, quando conseguiu alcançar 79.186 habitantes.

Nos anos 1990, com população entre 130 mil a 150 mil habitantes, além do crescimento da agropecuária, o desenvolvimento comercial e de serviços na zona urbana, foram decisivos para que Dourados se consolidasse como polo regional de serviços e agropecuário para uma região com quase 1 milhão de habitantes, incluindo parte do Paraguai, o que lhe conferiu o merecido título de Portal do Mercosul. De acordo com estimativas do IBGE de 2013, Dourados chegou a uma população de 207.498 habitantes (50,777 habitantes por km²), sendo a segunda cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul, além de ser o 136º maior município brasileiro e o 55º maior município interiorano do .

 

Cidade universitária

Dourados também se destaca como cidade universitária, pois conta com cinco instituições de ensino superior, sendo duas públicas. É comum estudantes do Centro-Oeste e do resto do Brasil virem morar no município para estudar. Além das universidades, o município oferece capacitação para o nível médio e técnico.

A cidade tem o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) entre os municípios de MS, representando cerca de 8% do total das riquezas produzidas no Estado, o 158º maior PIB entre os municípios do Brasil e o 68º lugar entre os municípios interioranos brasileiros.

A cidade também ficou com o 122º maior potencial de consumo (IPC Marketing) entre todas as cidades brasileiras em 2013, com índice de 0,12%.

 

Planejamento

Dourados atualmente é o centro de uma região onde funcionam 14 usinas grandes de álcool e açúcar, com mais quatro para operar ou em implantação. Tem, num raio de mil quilômetros, dezenas de grandes cidades.

De acordo com o prefeito Murilo Zauith, o foco desta administração é o planejamento. “Queremos colocar Dourados em um novo patamar de cidade, fazendo o presente, mas com os olhos voltados para o futuro. Nesse processo, estamos dando passos importantes para o desenvolvimento de Dourados. Já rediscutimos o plano diretor para modernizar a cidade e permitir novos investimentos. O perímetro urbano, por exemplo, foi aumentado para facilitar a alocação de empresas”, disse o prefeito. Murilo destaca ainda que, na área de infraestrutura, Dourados está sendo modernizada, principalmente no trânsito abrindo a cidade para facilitar a mobilidade urbana.

“Novos bairros estão ganhando asfalto, ruas de acesso rápido são restauradas, construímos postos de saúde e escolas”, diz Para atrair investimentos e gerar mais negócios e empregos, Murilo diz que criou a uma nova lei de incentivos fiscais e foram implantados projetos estratégicos nas áreas industriais do sucroenergético, metalmecânico e confecção. “Entendemos que o setor sucroenergético não tem mais volta e, por isso, estamos criando um polo de serviços deste segmento em Dourados.

Os investimentos, temos certeza, darão um novo impulso no comércio e no setor de serviços de Dourados”, comenta. O prefeito também lembra que criou o programa “Qualifica Dourados” para a formação de mão de obra especializada para a indústria, comércio e serviços. “Aqui o investidor encontrará um terreno fértil para um negócio”, afirma.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PA: Homem reclama sobre a falta de mobiliários e leva sofá para o hospital

Homem é executado com cerca de quatro tiros por um desconhecido no interior de MS

audiencia

Sem secretário, audiência debate impactos das mudanças climáticas em desastres na Capital

Jardim Noroeste recebe ação da Defensoria Pública com serviços jurídicos gratuitos no sábado

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade

Operação que teve como alvo Mato Grosso do Sul apreendeu R$ 29 milhões de organização criminosa

Mudança Parque dos Poderes

Reordenamento em ruas do Parque dos Poderes gera controvérsias entre moradores

Últimas Notícias

Mundo

Casa Branca: Trump não reduzirá unilateralmente tarifas e quer concessões da China

A secretária de Comunicação da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta sexta-feira, 9, que os Estados Unidos precisam ver concessões da China nas negociações de amanhã e que o presidente americano, Donald Trump, não irá reduzir unilateralmente as tarifas sobre Pequim. Segundo Leavitt, a redução de 80% das tarifas sobre a China foi “um número … Continued

Mundo

Novo papa assistiu ‘Conclave’ pouco antes de ser escolhido

Informação foi confirmada pelo irmão do pontífice

Brasil

Coronel Nunes é convocado pela Justiça para esclarecer assinatura em acordo da CBF

Uma perícia realizada na assinatura do Coronel Nunes apontou características diferentes da escrita original

Cotidiano

Dia D: Capital terá plantão de vacinação contra a gripe neste fim de semana; confira os locais

Em Campo Grande, a vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir de seis meses