Pular para o conteúdo
Geral

Brasil pede modelo de relações internacionais baseado na solidariedade

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil, Gilberto Carvalho, reivindicou nesta quinta-feira um novo modelo de relações internacionais baseado na solidariedade e uma relação “entre pares” para a Europa e América Latina. Carvalho fez o pedido durante seu discurso na 6ª Conferência Itália-América Latina e Caribe que começou hoje em Roma e na qual […]
Arquivo -

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do , Gilberto Carvalho, reivindicou nesta quinta-feira um novo modelo de relações internacionais baseado na solidariedade e uma relação “entre pares” para a Europa e América Latina.

Carvalho fez o pedido durante seu discurso na 6ª Conferência Itália-América Latina e Caribe que começou hoje em Roma e na qual são buscadas novas vias de cooperação entre Europa e Itália e a América Latina.

Carvalho afirmou que as relações entre União Europeia e América Latina “devem ser renovado” e evoluir rumo a “uma relação mais profunda, entre pares e não entre um que dá e outro que recebe”.

O ministro pediu a seus colegas um esforço para “criar um novo modelo de desenvolvimento”, já que o atual está baseado, segundo sua opinião, “no consumismo desenfreado, na concorrência e nas guerras” e está esgotado.

Nesta mudança, Carvalho deu como exemplo o novo olhar para a África no qual o Brasil aposta, uma posição que compartilhou com o chanceler argentino, Héctor Timerman, que propôs uma “cooperação triangular” entre CELAC, Itália e África que beneficie os três atores.

Este novo modelo de cooperação deve ser baseado, além disso, na confiança mútua e requer “uma postura forte” diante de determinadas ações como “a invasão de informação da América do Norte”, comentou Carvalho, em referência a casos de espionagem por parte dos Estados Unidos.

As políticas de crescimento com uma repartição equitativa da renda e com respeito ao meio ambiente como base é a ideia principal que o Governo brasileiro quer passar nesta conferência, na qual Carvalho se mostrou orgulhoso das conquistas da economia brasileira.

A aposta nas pequenas e médias empresas, com a experiência de sinergias entre empresas italianas e brasileiras e programas educativos como o “Ciências sem Fronteiras” – pelo qual 2.000 estudantes italianos estudarão em universidades brasileiras – são exemplos expostos por Carvalho de enriquecimento mútuo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de floriculturas de Campo Grande na página do Google

Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

ucrania Zelensky

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Últimas Notícias

Polícia

Corpo completamente carbonizado é encontrado em Ponta Porã

Ainda não há identificação da vítima

Transparência

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Aquidauana tem dez dias para enviar notas fiscais do conserto de dois veículos

Transparência

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Prefeitura de Brasilândia vai comprar 2.000 doses de vacinas contra a gripe com foco na proteção às 4 principais cepas em circulação

MidiaMAIS

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Com filho internado na UTI, Rafaela visitará o filho no Dia das Mães na Santa Casa