Pular para o conteúdo
Geral

Presidente Lula volta a ironizar o TSE

“Hoje, vou ler meu discurso porque estou sendo multado todo dia. Daqui a pouco, vou ter que trabalhar o resto da vida para pagar multa”
Arquivo -

“Hoje, vou ler meu discurso porque estou sendo multado todo dia. Daqui a pouco, vou ter que trabalhar o resto da vida para pagar multa”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a se referir com ironia às multas aplicadas a ele pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por propaganda antecipada. O novo capítulo ocorreu ontem, durante o encerramento da Conferência Nacional de Educação (Conae). Penalizado em R$ 15 mil pela Justiça no mês passado, Lula disse ao público, de 3 mil pessoas, que iria se “conter” em suas intervenções. “Hoje, vou ler meu discurso porque estou sendo multado todo dia. Daqui a pouco, vou ter que trabalhar o resto da vida para pagar multa”, afirmou.

O tom comedido anunciado, contudo, restringiu-se a não pronunciar o nome da pré-candidata petista ao Planalto, Dilma Rousseff. Em pouco mais de meia hora, Lula lançou mão de grande parte do arsenal de críticas à oposição. O presidente mirou na política educacional dos governos antecessores e disse que as paralisações de professores “ajudam” os governos a elaborar novas estratégias para a educação. A frase tem como endereço o Palácio dos , sede do governo de , comandado até ontem pelo pré-candidato à Presidência José Serra (PSDB).

Desde 8 de março, professores da rede pública paulista mantêm greve por reajuste de 34%. O governo de São Paulo não aceita negociar com os docentes enquanto durar a paralisação. “A cobrança de vocês, as conferências de vocês, as greves de vocês fizeram a gente entender que o governo bom não é aquele que governa dissociado do povo”, provocou. Em comparação velada ao antecessor, Fernando Henrique Cardoso, Lula disse que não ficará recluso em casa quando terminar o mandato. “Vai quebrar a cara quem pensar que vou ser um ex-presidente, porque vocês vão me ver andando pelo país”, prometeu.

Comício

O encerramento da Conae reuniu professores, parlamentares e ministros, como o da Educação, Fernando Haddad, Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, e Igualdade Racial, Elói Ferreira de Araújo. Em clima de comício, vários discursos foram interrompidos por palavras de ordem entoadas pelo público, como: “O povo decidiu. Agora é a Dilma presidente do Brasil”. Responsável pela fala inaugural, Haddad não abandonou o tom político e chegou a bater palmas ritmadas com a platéia. O ministro defendeu uma política de remuneração para os docentes, com plano de carreira estruturado. “Temos que dizer qual será a remuneração mínima do trabalhador em educação daqui a dois, quatro, seis anos”, disse.

Mesmo sem Dilma ao lado, Lula deve manter a agenda repleta de inaugurações e de discursos até o início oficial da campanha, em julho. Na semana que vem, reunirá a nova equipe ministerial na segunda-feira e receberá estudantes no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde tem funcionado a Presidência da República durante as obras no Palácio do Planalto. Na terça, Lula irá ao Rio de Janeiro para acompanhar e inaugurar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo do Alemão. A agenda inclui a premiação dos 300 alunos classificados com medalha de ouro durante a Olimpíada Brasileira de Matemática. Participaram da competição 19 milhões de crianças e adolescentes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Entre o aniversário do pai e o Dia das Mães, Joaquim resgata memória levada pela Covid

Prefeitura de Antônio João pavimentará acesso ao assentamento Bagagem (PMAJ, Divulgação)

Acesso ao Assentamento Bagagem custará R$ 2 milhões à Prefeitura de Antônio João

Número de mulheres no mercado de trabalho de MS dobra, mas ainda ganham menos

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Mais de 5 mil doses foram aplicadas durante o ‘Dia D’ da vacinação contra a gripe na Capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Campo Grande enfrenta surto de doenças ligadas aos sistema respiratório com histórico originado a partir da gripe

Polícia

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

Suspeita é que vítima não usava cinto de segurança no momento do acidente

Brasil

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

Nova representação é lançada no ano em que país preside Brics

Esportes

Arsenal empata com o campeão Liverpool após estar perdendo por 2 a 0

Jogo fez parte da 36ª rodada do Campeonato Inglês