Pular para o conteúdo
Geral

Fissura em rocha provocou deslizamento no Rio

Duas fissuras na rocha, no alto do morro do Bumba, serviram de “gatilho” para o grande deslizamento de terra que soterrou centenas de pessoas. A conclusão é de estudo de geógrafos da PUC-Rio, feito a pedido do DRM (Departamento de Recursos Minerais do Rio). Os pesquisadores trabalharam no local durante todo o dia de sexta-feira […]
Arquivo -

Duas fissuras na rocha, no alto do morro do Bumba, serviram de “gatilho” para o grande deslizamento de terra que soterrou centenas de pessoas. A conclusão é de estudo de geógrafos da PUC-Rio, feito a pedido do DRM (Departamento de Recursos Minerais do Rio).

Os pesquisadores trabalharam no local durante todo o dia de sexta-feira e, ao contrário do que se imaginava inicialmente, a causa do deslizamento não foi uma explosão de gás metano, acumulado no local onde funcionava um antigo lixão.

Segundo os geógrafos, o excesso de lixo e a presença do gás agravaram a tragédia, mas não foram o estopim. O número de mortos, porém, seria menor se não fossem esses dois fatores.

“O movimento detonador se deu a partir da encosta, na cabeceira do morro”, disse Marcelo Motta, geógrafo da PUC que participou dos trabalhos.

De acordo com ele, “duas cicatrizes” analisadas mostram que o deslizamento começou no alto e “empurrou” a massa de lixo que estava embaixo.

Na avaliação de Motta, porém, tamanho desastre poderia ser evitado, se as casas não tivessem sido erguidas sobre o lixão: “Seria uma catástrofe de outras proporções.”

Segundo o geógrafo, as chuvas dos últimos dias acionaram “vários gatilhos” semelhantes ao que deu início ao deslizamento no morro do Bumba em outros pontos do maciço de Niterói e São Gonçalo. Por isso, técnicos vão vistoriar a região em busca áreas com risco de deslizamento. Até a noite de ontem, 33 corpos foram resgatados do morro do Bumba. Em todo o Estado do Rio, foram contabilizados 223 mortos.

O policiamento no entorno do morro do Bumba foi reforçado pelo Bope após informações sobre saques em casas interditadas. Ninguém foi preso.

O subprocurador de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual, Leonardo Chaves, inspecionou a operação de resgate das vítimas do morro do Bumba e disse que veio para saber qual destino será dado aos desabrigados.

O aposentado José de Oliveira, 87, um dos sobreviventes, diz ser o morador mais antigo da comunidade. “Moro aqui antes disso virar um lixão”, afirmou. Ele disse que cerca de 20 parentes estão sob os escombros. Sua filha, a autônoma Gilsinete Oliveira, 45, conta que a “sorte ajudou na sobrevivência do pai”, que já teve dois AVCs e se locomove com dificuldades.

Prefeito e a UFF

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira (PDT), disse ontem, em coletiva de imprensa, que nos laudos produzidos pela UFF (Universidade Federal Fluminense) sobre a encosta do município não constava a informação de que o morro do Bumba apresentava risco de desmoronamento. Silveira afirmou não saber que tal área era “uma bomba-relógio”. Segundo ele, os pontos apontados como área de risco sofrem ou sofrerão intervenções do PAC e de um projeto municipal.

 Em 2004, o Instituto de Geociência da UFF fez um estudo, a pedido do Ministério das Cidades, e constatou que a área tinha alto risco de acidentes e exigia monitoramento.

Forças Armadas

Amanhã serão montados dois hospitais de campanha das Forças Armadas para atender sobreviventes em São Gonçalo.

O Exército vai liberar também duas áreas militares no Rio e em Niterói para receber os desabrigados. Homens do Exército, Marinha e Aeronáutica podem auxiliar no resgate das vítimas dos deslizamentos, conforme pedido do governador Sérgio Cabral (PMDB).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

VÍDEO: Previsão se cumpre e Dourados registra temporal com alerta de mais chuvas

Caminhoneiro é preso com 36 Kg de cocaína e haxixe que levaria ao RJ

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Disney anuncia parque temático em Abu Dhabi, o primeiro no Oriente Médio

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

Algumas pessoas estavam próximas à margem no momento do ocorrido

Brasil

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Decidiu simplificar o uso dos recursos captados por meio desses papéis

Le Blog Maria Antonia

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

O lendário ex-Beatle Paul McCartney prepara um novo voo criativo com o filme de animação “High in the Clouds”, inspirado em seu próprio livro infantil de aventuras. A produção, que promete encantar públicos de todas as idades, contará com um elenco de vozes repleto de grandes nomes da música e do entretenimento. De acordo com … Continued

Brasil

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

A medida atende a pedido da Controladoria-Geral da União