Pular para o conteúdo
Consumidor

Com 50 mil novos clientes em cinco anos, planos de saúde ficam até 9,63% mais caros em MS

É crescente o número de novos clientes de planos de saúde em Mato Grosso do Sul nos últimos anos, principalmente depois da pandemia de Covid-19, em 2020
Priscilla Peres -
Imagem Ilustrativa (Foto: Freepik)

Entre 2018 e 2023, os planos de saúde com abrangência em Mato Grosso do Sul ganharam 50,6 mil novos clientes. A pandemia de Covid-19 impulsionou a busca pelo serviço privado de saúde, mas os clientes devem preparar o bolso, já que o reajuste anual foi definido e pode chegar a 9,63%.

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) é responsável por definir o teto do reajuste dos planos de saúde. Para o período entre maio de 2023 e abril de 2024, ficou definido em 9,63% o índice de reajuste para os planos de saúde individuais e familiares regulamentados.

Para chegar ao percentual de 2023, a ANS utilizou a metodologia de cálculo que vem sendo aplicada desde 2019, que combina a variação das despesas assistenciais com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), descontado o subitem Plano de Saúde.

O advogado Cleber Tejada de Almeida, da Comissão de Saúde Suplementar da OAB/MS, explica que nos planos coletivos empresariais o percentual de reajuste é calculado por contrato e definido por acordo entre operadora e empresa contratante.

Utilização dos planos de saúde cresceu 20% em 2021

A pandemia de Covid-19 em 2020 mudou completamente o cenário da saúde no . Por um lado sobrecarregou hospitais e profissionais em atendimento emergencial às vítimas do coronavírus. Mas, por outro lado, paralisou cirurgias eletivas, consultas e atendimentos de rotina ou não emergenciais.

Diante disso, a partir de 2021 o setor voltou a caminhar para a normalidade. O advogado Cleber Tejada de Almeida afirma que a utilização dos planos individuais regulamentados tiveram crescimento de 20,35% em 2021 comparado a 2020.

“Em 2021, houve retomada, ainda que de forma gradativa, da utilização dos serviços médico e hospitalares em relação ao ano anterior, principalmente quanto às consultas e internações”, explica o advogado. Os custos variaram bastante no período, com reajuste máximo de 8,14% em 2020, queda de 8,19% em 2021 e aumento de até 15,5% em 2022, segundo a ANS.

Em 2022, o advogado considera que houve a retomada dos serviços, sendo mitigado o efeito da pandemia na utilização dos serviços médico-hospitalares. As despesas assistenciais per capita nos planos individuais regulamentados tiveram crescimento de 12,69% em 2022 comparado a 2021.

“O que se viu foi a retomada da utilização dos serviços médico-hospitalares no ano de 2021. Esse movimento cresceu até chegar em 2022, quando passou a ser observada uma frequência de uso do plano de saúde similar ao do período pré-pandemia”, explica.

Quando comparamos 2022 a 2021, notamos o crescimento do número de beneficiários, a elevação dos custos dos insumos e um aumento seguido de estabilização da utilização dos serviços de saúde suplementar.

Aumento de clientes dos planos de saúde

Dados da ANS mostram que Mato Grosso do Sul tem atualmente, 649,5 mil clientes de planos de saúde. Aumento de 9,2% no número de clientes em cinco anos, considerando que em 2018 eram 598,9 mil contratantes no Estado.

Em 2020, ano da pandemia de Covid-19, pouco mais de 8 mil clientes deixaram os planos de saúde em Mato Grosso do Sul, chegando a 590 mil usuários do serviço. Já em 2021 o número de clientes aumentou consideravelmente, chegando a 604,9 mil clientes no Mato Grosso do Sul.

Entre 2020 e 2022, os planos de saúde ganharam cerca de 30 mil pacientes, chegando a 619,4 mil no ano passado. E a contratação continuou subindo até chegar nos atuais 649.582 clientes no Estado, segundo dados da ANS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

ucrania Zelensky

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Pode isso? Cinco hábitos que você faz no trânsito e não sabe que geram multa

Últimas Notícias

Transparência

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Aquidauana tem dez dias para enviar notas fiscais do conserto de dois veículos

Transparência

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Prefeitura de Brasilândia vai comprar 2.000 doses de vacinas contra a gripe com foco na proteção às 4 principais cepas em circulação

MidiaMAIS

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Com filho internado na UTI, Rafaela visitará o filho no Dia das Mães na Santa Casa

Cotidiano

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de Floriculturas de Campo Grande na página do Google

Flores é um dos presentes mais comuns no Dia das Mães