Pular para o conteúdo
Cotidiano

Lixão na Afonso Pena: Prédio abandonado volta a ser tomado por sujeira dias após limpeza

Comerciantes reclamam que, sem isolamento, local voltará a ser tomado por lixo e usuários de drogas no Centro de Campo Grande
Monique Faria -
Foto: Kísie Ainoã/ Midiamax

A loja abandonada na Rua 14 de julho, esquina com Avenida Afonso Pena, continua dando dor de cabeça aos comércios vizinhos, devido ao mau cheiro que vem do local. A situação do prédio foi denunciada em reportagem do Jornal Midiamax, que mostrou o local tomado por lixo e servindo como abrigo para usuários de drogas.

A situação estaria espantando clientes, conforme relatado por comerciantes da região. No entanto, no dia seguinte após a publicação da reportagem, a Sesau (Secretaria de Estado de Saúde) esteve no local e notificou o proprietário.

Conforme a pasta, uma limpeza foi realizada no terreno, na sexta-feira (30). Porém, o imóvel segue sem isolamento e a situação, aos poucos, volta a ficar crítica.

Vizinhos denunciam que um isolamento chegou a ser feito, mas teria sido derrubado. Assim, sem uma barreira, moradores continuam jogando lixo no local e a situação caminha para ficar caótica novamente.

Ainda de acordo com a Sesau, a coordenadoria está em contato com o responsável para saber o motivo do isolamento não ter sido feito. Após a limpeza feita na última sexta-feira, o local voltou a ser utilizado indevidamente, e os comerciantes continuam reclamando do odor exalado pelo terreno.

Terreno logo após a limpeza realizada na sexta-feira (30). Foto: Divulgação/Sesau

Um comerciante que não quis se identificar, afirma que, sem o isolamento, a situação não se resolverá. “O cheiro está insuportável de novo porque não foi fechado ainda. Então essa questão de estar limpo ou sujo é muito inconstante. Podem ter limpado, mas se não fecharem, fica sujo novamente um dia depois”, comenta.

O comerciante ainda questiona a ineficiência do tapume para fazer o isolamento. “Com tapume realmente não vai adiantar. Vamos continuar nesse fecha e abre. É muito triste pra nossa cidade e para o comércio. Deveriam, simplesmente, botar uma grade, pelo menos”, afirma.

Em nota, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) informa que já houve fiscalização no local. “Portanto, será encaminhada nova vistoria no local e constatada a irregularidade, a autuação (multa) neste caso pode variar entre R$ 2.944,50 e 11.778,00”.

Imóvel já foi uma farmácia

O imóvel era ocupado por uma farmácia São Bento, e desde 2022, quando a rede fechou as portas aqui em , o terreno ficou inutilizado. O local acabou abrigando pessoas em situação de rua e usuários de drogas, ficando tomando por lixo, restos de comidas e até fezes.

No dia 30 de maio, a equipe da Coordenadoria de Vigilância Ambiental foi até o imóvel, constatou o acúmulo de lixo e risco sanitário, e notificou o proprietário para que realizasse a limpeza e a colocação de tapumes para evitar o acesso dos moradores em situação de rua ao local.

O terreno é particular e, após a farmácia sair do local, uma reforma foi iniciada para instalação de uma concessionária de motos, no entanto, a obra foi embargada e o processo corre na justiça.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

ucrania Zelensky

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Pode isso? Cinco hábitos que você faz no trânsito e não sabe que geram multa

Últimas Notícias

Transparência

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Aquidauana tem dez dias para enviar notas fiscais do conserto de dois veículos

Transparência

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Prefeitura de Brasilândia vai comprar 2.000 doses de vacinas contra a gripe com foco na proteção às 4 principais cepas em circulação

MidiaMAIS

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Com filho internado na UTI, Rafaela visitará o filho no Dia das Mães na Santa Casa

Cotidiano

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de Floriculturas de Campo Grande na página do Google

Flores é um dos presentes mais comuns no Dia das Mães