Pular para o conteúdo
Cotidiano

Hospital Regional realiza captação de órgãos que vão dar nova vida a pacientes de MS, RJ e MG

Mesmo que vítima tenha autorizado em vida a doação de órgãos, família precisa permitir os procedimentos
Fábio Oruê -
órgãos
Transplante HRMS ( Divulgação, HRMS)

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) realizou, na madrugada desta quinta-feira (13), a retirada de órgãos para transplante, salvando vidas e promovendo a esperança para os pacientes em lista de espera.

No caso em questão, dois rins, um fígado e córneas foram captados de um doador de . Os órgãos foram doados para pacientes do (fígado) e (rins). Já as córneas ficaram em MS.

O doador teve seus órgãos avaliados para determinar sua viabilidade para o transplante, após autorização dos familiares.

“Mesmo que em vida eu me declarar doador, na hora da morte a família tem que autorizar. Nesse caso, os filhos autorizaram a doação e depois disso realizamos uma série de procedimentos até a captação”, disse o enfermeiro responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Douglas Herrera Nabuco.

Além da CIHDOTT, o processo também foi gerenciado pela CET/MS (Central Estadual de Transplante) e OPO (Organização de Procura de Órgãos). A coordenadora do CET-MS, Claire Miozzo, destacou que foram 48 horas de trabalho ininterruptos para salvar vidas.

“A CET-MS acompanhou todas as etapas desde a notificação da morte, exames, entrevista, transporte de material biológico, equipe e órgãos para o aeroporto onde embarcaram para o destino final que é o transplante”, afirmou.

Após a captação que foi realizada no Centro Cirúrgico do HRMS, os órgãos direcionados para outros estados foram levados ao Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com a presença do réu, amigos e familiares de Vanessa Ricarte são ouvidos em audiência

Índia e Paquistão trocam fogo de artilharia; EUA dizem que conflito ‘não é problema nosso’

Mato Grosso do Sul está sob alerta para chuva intensa e tempestade, aponta Inmet

pantanal incêndio

Alvo de operação contra grilagem em MS já recebeu multa ‘pesada’ por incêndio no Pantanal

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

pantanal incêndio

Alvo de operação contra grilagem em MS já recebeu multa ‘pesada’ por incêndio no Pantanal

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

inss

Sete da bancada federal de MS assinaram CPMI do INSS; confira quais

Últimas Notícias

Cotidiano

Carreta da Saúde leva atendimento médico gratuito a servidores da segurança pública de Ponta Porã

Além dos atendimentos médicos, os servidores poderão se vacinar contra diversas doenças, incluindo a gripe

Brasil

Ônibus pega fogo e forma paredão de fumaça em São Paulo

Não há registro de vítimas

Esportes

Dall’Astra quer Operário focado em conquistar três pontos contra o Itabirito no sábado pela Série D

Partida acontece neste sábado (10), às 15h, no Estádio Jacques da Luz (Moreninhas)

Polícia

Durante depoimento de familiar, réu do feminicídio de Vanessa Ricarte deixa a sala de audiência

A audiência acontece na 1ª Vara Criminal de Campo Grande