Pular para o conteúdo
Cotidiano

Santa Casa realiza primeira captação de órgãos e tecidos de fevereiro e quarta do ano

A Santa Casa de Campo Grande realizou nesta quinta-feira (4), a primeira captação de órgãos e tecidos de fevereiro e a quarta do ano, O doador, um paciente que morava no interior do Estado, que estava internado no hospital e sofreu um AVE (Acidente Vascular Encefálico) hemorrágico, evoluiu para morte encefálica esta semana. A OPO […]
Arquivo -

A Santa Casa de realizou nesta quinta-feira (4), a primeira captação de órgãos e tecidos de fevereiro e a quarta do ano, O doador, um paciente que morava no interior do Estado, que estava internado no e sofreu um AVE (Acidente Vascular Encefálico) hemorrágico, evoluiu para morte encefálica esta semana.

A OPO (Organização de Procura de Órgão), acolheu os familiares dos pacientes, que autorizaram a doação dos órgãos e tecidos. O enfermeiro Rodrigo Gomes e coordenador do setor explica que o atendimento humanizado no hospital, desde a entrada do paciente, é o primeiro passo para que as famílias enlutadas entendam a importância desse gesto que salva diversas vidas.

“Nós agradecemos às famílias que, a partir dessa autorização, possibilitam a melhora e a qualidade de vida dos pacientes que estão em fila aguardando por um órgão. Sem essa consciência, não seria possível realizarmos essa transformação na vida de outros pacientes e familiares”, disse Rodrigo.

O fígado captado foi enviado para o em uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira). Um dos rins foi compatível com um paciente em e também foi encaminhado, horas depois, para o Estado em voo comercial.

O outro rim foi disponibilizado para uma paciente do interior de Mato Grosso do Sul que aguardava há um ano na fila de , com um quadro grave de insuficiência renal. Já as córneas foram disponibilizadas para o Banco de Olhos da Santa Casa, que atende principalmente às demandas da urgência e emergência da oftalmologia.

Em 2021, já foram registradas, até agora, doação que somam 8 rins, 3 fígados e 3 corações na unidade. O processo de doação começa a partir da confirmação de morte encefálica constatada por meio de exames protocolares.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Presentes!

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Últimas Notícias

Polícia

Homem é socorrido em estado grave após ser baleado pelo atual da ex-esposa em Dourados

Homem foi até a casa da ex-companheira e se envolveu em uma briga

Economia

EXPOAGRO 2025: Palestra sobre Recuperação Judicial no Agronegócio. Riscos, Benefícios e Oportunidades para o Produtor Rural.

No próximo dia 13 de maio, às 15h, o advogado Lucas Capilé Pinotti, especialista em Direito do Agronegócio e sócio do escritório Lucas Capilé Advogados, ministrará uma palestra sobre Recuperação Judicial (RJ) no 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil … Continued

Polícia

No Dia das Mães, mulher morre e deixa um filho após carro bater em capivara na BR-163 em MS

Vítima era mãe de um menino; casal saiu de Sorriso (MT) e seguia em direção ao Estado do Paraná

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia