Pular para o conteúdo
Cotidiano

Comemorando cinco anos do transplante, Carlão percorre 800 km para incentivar novos doadores

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea é celebrado neste sábado
Arquivo -
Carlão vai até a cidade de Jaú (SP)
Carlão vai até a cidade de Jaú (SP)

Carlos Alberto Rezende, o professor Carlão, comemora em 2021 cinco anos do transplante de medula óssea, após ser diagnosticado com aplasia medular severa. Para celebrar o marco, Carlão completa, neste sábado (18), o “Desafio 800 Sangue Bom”, onde percorreu 800 km de duatlo (corrida e pedal) desde o dia 7 de setembro.

Carlão saiu de no dia 7, passou por Presidente Prudente, cidade onde nasceu, e agora completa o seu desafio no município de Jaú, em São Paulo, local onde fez o transplante.

Esta iniciativa, além de comemorar a vida, também serve para incentivar a população a fazer mais doações já que neste sábado é comemorado o “Dia Mundial do Doador de Medula Óssea”, que além de ser uma justa homenagem aos doadores, também serve para conscientizar sobre a importância da doação, para incentivar novas pessoas a realizar este ato de solidariedade.

“Neste desafio caminhamos com fé, com muito amor e acolhida no caminho. Lembrando e pedindo novamente para que sejam doadores de sangue, de medula óssea e tornem-se doares de órgãos. Obrigado pelo apoio, orações e torcida”, declarou Carlos Alberto, ao longo do seu percurso.

Doadores

Em Mato Grosso do Sul, o Hemosul é o órgão responsável não só pela coleta de sangue, mas também pela coleta de medula óssea, atendendo a pacientes com as mais diversas patologias relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico. São mais de 80 patologias que podem se beneficiar do transplante.

Para quem está disposto a salvar vidas e fazer a doação de medula óssea, é preciso apenas ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de boa saúde, principalmente não pode ter doenças relacionadas ao sangue, como Hepatite e HIV, e qualquer tipo de câncer. O candidato a doador deverá procurar a unidade do Hemosul para esclarecer dúvidas a respeito da doação.

O Dia Mundial do Doador se comemora sempre no 3° sábado do mês de setembro. A data foi criada pela World Marrow Donor Association (WMDA), para incentivar a doação de medula óssea em todo o mundo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Volodymyr Zelensky

Ucrânia diz que desmantelou rede de espionagem húngara que coletava dados militares

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

rota da celulose

Rota da Celulose será administrada por consórcio com empresa ‘novata’ e outra que tenta repactuação no RJ

Caio deve ser interrogado na próxima audiência sobre feminicídio de Vanessa Ricarte

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Estética

Biólogos podem fazer procedimentos estéticos não invasivos, define CFBio; médicos contestam

Últimas Notícias

Cotidiano

Bonito passa a receber voos diretos de Guarulhos a partir de 3 de setembro

Latam anunciou novo voo para Bonito vindo do principal aeroporto do País, em Gaurulhos. Dourados também terá voo direto

Polícia

Idoso é baleado por atiradores em motocicleta no interior de MS

O idoso foi atingido por dois disparos

Cotidiano

Servidores da Saúde paralisam no dia 15 por reajuste salarial e melhores condições

Profissionais da saúde se somam aos técnicos de educação, que organizam paralisação na próxima quinta-feira (15). Serviços podem ser interrompidos temporariamente

Brasil

SC: Seis crianças ficam feridas após vendaval derrubar muro de ginásio

Previsões é que a região sul tenha mais temporais causados pela frente fria