Em uma semana, incêndios devastam cerca de 100 mil hectares do Pantanal, diz Prevfogo
Do dia 13 a 20 de setembro, incêndios no Pantanal destruíram área de 100 mil hectares e total de área queimada é de 3,1 milhões de hectares
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os incêndios no Pantanal alcançaram nível tão alarmante que em uma semana o fogo consumiu cerca de 100 mil hectares do bioma somente em Mato Grosso do Sul. Na última atualização, no dia 13 de setembro, o total de área queimada correspondia a 1,1 milhão de hectares no estado. Agora, o número saltou para 1,2 milhão.
Conforme os dados do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), em todo o pantanal, que abrange MS e Mato Grosso, as queimadas já destruíram área de 3,1 milhões de hectares. Na semana anterior o total devastado estava em cerca de 2,9 milhões de hectares.
O analista ambiental do Ibama Alexandre Pereira explica que as estimativas foram feitas no Lasa ( Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) do Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Pantanal em alerta
Com estado de emergência decretado desde o dia 14 de setembro, Mato Grosso do Sul segue em alerta para os incêndios no Pantanal. As chuvas registradas entre domingo e segunda-feira amenizaram, mas não são suficientes para que a região possa ser considerada livre de incêndios.
Mesmo com a chegada da chuva que trouxe um pouco de alívio, o secretário Jaime Verruck, da Semagro (secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) lembra que a situação ainda é crítica em MS. “Lembrando que o momento ainda é crítico. Nós temos duas chuvas, elas não serão suficientes para resolver o problema em Mato Grosso do Sul. Ainda temos o final de setembro, outubro e parte de novembro, para ter a preocupação com os incêndios florestais”, alertou Verruk.
Verruk ainda destacou que o próximo passo será pensar em uma restauração do Pantanal. “A gente continua fazendo atendimento do Cras, com a unidade móvel, e começa a discutir agora a restauração florestal, também a questão da pecuária, que foi atingida por conta da seca”, destacou.
Notícias mais lidas agora
- Embaixadora do samba e benzedeira, familiares se despedem de Dona Cida em Campo Grande
- Homem é morto em confronto com a Polícia após roubar carro e fugir para rodovia
- Homem é encontrado morto em casa no Carandá Bosque
- Ano termina sem solução para moradores do Nova Campo Grande: ‘final de ano no fedor é difícil’
Últimas Notícias
Últimos dias: prazo para aproveitar Lei da Anistia e regularizar imóveis termina na terça-feira
Principal objetivo da Lei da Anistia de Campo Grande é conceder Carta Habite-se
PRF de Dourados tirou mais de 130 toneladas de drogas de circulação em 2024
Delegacia também apreendeu pistolas e fuzis do crime organizado
Confira as atribuições das novas pastas da Casa Civil e Articulação Regional de Campo Grande
Reforma trouxe novidades na estrutura da administração direta de Campo Grande
Apesar de versões contraditórias, suspeito de matar mãe com pá fica em silêncio em interrogatório
Suspeito teve a prisão preventiva decretada após a prisão na última sexta-feira (27) no Parque Residencial União
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.