Pular para o conteúdo
Cotidiano

Determinação do Ibama não deve afetar combate a incêndios no Pantanal em MS, diz Prevfogo

Chegada da chuva já eliminou principais focos de incêndios em Mato Grosso do Sul e parte das equipes de outros estados vão retornar.
Arquivo -

A determinação do (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) de interromper a atuação dos brigadistas em todo o país não deve afetar o combate a incêndios em , informou Alexandre Pereira, do Prevfogo/Ibama em MS.

Isso porque, segundo Pereira, os principais focos de incêndio já foram extintos no Estado. “Ela [decisão] nos afeta muito pouco, pois boa parte das equipes que estavam nos apoiando [brigadistas de estados do Nordeste] já haviam retornado e as outras que restaram vão seguir a programação planejada”, informou.

Ainda estão em atuação 50 bombeiros do Distrito Federal e 39 do Paraná, que virão na sexta-feira (23) para Campo Grande. No sábado, haverá uma solenidade de encerramento da Operação Pantanal II, com homenagem aos militares envolvidos.

“Determino o recolhimento de todas as Brigadas de Incêndio Florestal do IBAMA para as suas respectivas Bases de origem, a partir das 00:00H (zero hora) do dia 22 de outubro de 2020, onde deverão permanecer aguardando ordens para atuação operacional em campo”, diz o documento do órgão.

Chuvas e fim da estiagem

“Ainda existem alguns focos de incêndio, mas se confirmar essa sequência de chuvas que a meteorologia prevê, aí sim a gente fica numa situação bem confortável, pois ainda está muito seca a vegetação”, explicou o comandante da Operação Pantanal, coronel Waldemir Moreira.

Determinação do Ibama não deve afetar combate a incêndios no Pantanal em MS, diz Prevfogo
Pior estiagem dos últimos anos favoreceu propagação de incêndios. (Foto: Divulgação)

Conforme dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), MS já registrou 1.904 focos de incêndio contra 3.097 no mês passado – o mais crítico do ano. E, em agosto, foram 2.508 casos.

Com isso, o estado chega a 11.541 pontos de incêndio em 2020. O número é 36% maior que o registrado no ano passado, quando foram 8.463 focos.

Quase extintos

Os incêndios em MS ainda não foram considerados extintos. Isso porque os bombeiros ainda combatem uma grande queimada no Parques Estadual do Pantanal do .

Por lá, a situação é complicada, pois é uma área de difícil acesso. “É uma área que não dá combate, não tem acesso. Mas as equipes estão monitorando e esperando o fogo chegar no acero. Como já melhorou a umidade, a velocidade de propagação das chamas é lenta, então dá para controlar melhor”, detalhou o coronel.

Determinação do Ibama não deve afetar combate a incêndios no Pantanal em MS, diz Prevfogo
Comparação com dados do Inpe mostra diminuição dos focos de queimada em outubro. (Imagem: Montagem Midiamax)

Consequências no Pantanal…

Boletim divulgado nessa terça-feira (20) pelo Lasa-UFRJ (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) do Departamento de Meteorologia da Federal do , mostra que o fogo devastou 27% do Pantanal, sendo 1,8 milhão de hectares somente na parte sul-mato-grossense do bioma.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tempo

Temperaturas permanecem elevadas e com chance de chuva em MS nesta sexta-feira

Mulher é rendida por assaltante armado enquanto caminhava com a filha de 6 anos

Micro-ônibus com 18 alunos sai da pista e bate em barranco na MS-316

Deputado Arthur Lira começa a sentir o gosto do café frio na mesa de aliados

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

senado visita redação

[ BASTIDORES ] Redação abençoada e visita no Senado

Últimas Notícias

Famosos

Filho de Luciano Huck termina com Duda Guerra após polêmica, diz colunista

Filho de Luciano Huck, Benício Huck decidiu colocar um ponto final no relacionamento com Duda Guerra após as recentes polêmicas; entenda

Polícia

Foragido da Justiça é preso após jogar arma no quintal da vizinha

Revólver calibre 38 tinha quatro munições intactas

Transparência

Irmão de vereador ganha cargo de assessor chefe na prefeitura de Campo Grande

Guilherme foi doador na campanha de Leinha para vereança em 2024

Polícia

VÍDEO mostra perseguição da PRF contra traficante que carregava drogas em caminhonete em Campo Grande

Traficante correu em meio a um matagal