Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pacientes já fazem consultas no HRMS enquanto aguardam por cirurgia bariátrica

Em agosto o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) voltará com os serviços de cirurgias bariátricas. Enquanto aguardam pelo retorno do procedimento, suspenso há 4 anos no hospital, pacientes já começam a fazer as consultas. Conforme o cirurgião bariátrico Luis Fernandes Ferreira, os exames já começaram a ser feitos, mas os pacientes ainda […]
Arquivo -
Recursos serão destinados ao HRMS (Foto: Marcos Ermínio)
Recursos serão destinados ao HRMS (Foto: Marcos Ermínio)

Em agosto o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) voltará com os serviços de cirurgias bariátricas. Enquanto aguardam pelo retorno do procedimento, suspenso há 4 anos no hospital, pacientes já começam a fazer as consultas.

Conforme o cirurgião bariátrico Luis Fernandes Ferreira, os exames já começaram a ser feitos, mas os pacientes ainda passarão por avaliações mais criteriosas antes das cirurgias.

“Nossas consultas já tiveram início, porém o paciente precisa passar por avaliações criteriosas, onde são realizados exames, risco cirúrgicos entre outros procedimentos para, então, acontecer a cirurgia. Esse paciente será acompanhado inclusive no pós cirúrgico por um ano, para garantir o sucesso do procedimento”, disse.

Uma das pacientes, Cristiane Arruda dos Santos, 40 anos, realiza tratamento de Lúpus há 20 anos para amenizar os efeitos da doença autoimune, que é crônica e pode afetar a pele, os rins, o cérebro e outros órgãos. Os agravantes da doença acabaram influenciando o ganho de peso e, atualmente, ela está pesando 150 kg.

Contando com a indicação médica, a paciente espera conseguir realizar a cirurgia para ter uma qualidade de vida melhor. “Estou bastante empolgada, já estou pensando no guarda-roupa, no espelho, e não costumo me olhar. Penso até na minha bicicleta que vou poder usar novamente”, disse Cristiane.

Retorno em agosto

Habilitado desde 2007 para realizar o procedimento, o suspendeu as cirurgias bariátricas por um período de quase quatro anos, devido à falta de estrutura adequada e profissionais especializados na área.

Mas em março desse ano, o Governo do Estado, por meio da SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde), juntamente com o Hospital Regional, conseguiu reativar o serviço após inúmeras avaliações, entre elas estrutural. Atualmente 500 pessoas aguardando na fila de espera do SUS no Estado. A partir de agosto, quando o serviço será reativado, a expectativa é de realizar aproximadamente 16 cirurgias por mês.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

VÍDEO: Previsão se cumpre e Dourados registra temporal com alerta de mais chuvas

Caminhoneiro é preso com 36 Kg de cocaína e haxixe que levaria ao RJ

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Disney anuncia parque temático em Abu Dhabi, o primeiro no Oriente Médio

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

Algumas pessoas estavam próximas à margem no momento do ocorrido

Brasil

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Decidiu simplificar o uso dos recursos captados por meio desses papéis

Le Blog Maria Antonia

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

O lendário ex-Beatle Paul McCartney prepara um novo voo criativo com o filme de animação “High in the Clouds”, inspirado em seu próprio livro infantil de aventuras. A produção, que promete encantar públicos de todas as idades, contará com um elenco de vozes repleto de grandes nomes da música e do entretenimento. De acordo com … Continued

Brasil

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

A medida atende a pedido da Controladoria-Geral da União