Pular para o conteúdo
Cotidiano

Clima seco favorece e queimadas em junho aumentam 81% em Campo Grande

Não tão comuns nesta época do ano, o número de queimadas aumentou expressivamente com a chegada do mês de junho e o tempo seco em Mato Grosso do Sul. Dados do Corpo de Bombeiros mostram que do dia 1° de junho até o último domingo (16), foram atendidos 487 focos de incêndio na Capital, enquanto […]
Arquivo -
(Foto: Marcos Ermínio)
(Foto: Marcos Ermínio)

Não tão comuns nesta época do ano, o número de queimadas aumentou expressivamente com a chegada do mês de junho e o tempo seco em Mato Grosso do Sul. Dados do mostram que do dia 1° de junho até o último domingo (16), foram atendidos 487 focos de na Capital, enquanto em maio inteiro foram 269 atendimentos – um aumento de 81%.

No interior do estado, os Bombeiros atenderam 136 queimadas em junho, contra 144 atendimentos realizados em todo o mês de maio. Desde o início do ano, as queimadas somam 2.121 atendimentos. Em 2018, foram 4.610 focos de incêndio atendidos.

O aumento do número de queimadas em junho não é tão comum, já que apesar do tempo seco, é durante os meses de ventania que os incêndios são mais frequentes. “Mas é fato que em todo ano, de julho a setembro, as ocorrências aumentam de forma considerável”, explica o Corpo de Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros explica que o Plano de Operações começou no fim de março para manutenção e compra de materiais, treinamentos da tropa e de voluntários, além de campanhas contra incêndios florestais e urbanos. Apesar do aumento no número de incêndios em junho, é em julho que o Corpo de Bombeiros inicia a fase de respostas, quando terá foco em combater incêndios em vegetação e as unidades irão dispor de uma guarnição extra para o atendimento.

Os focos de calor são uma faixa de 30 por um metro, com temperaturas acima de 47°C, o que não é necessariamente um incêndio florestal. “Nossos dados são específicos de atendimentos realizados pelas equipes de Bombeiros Militares aos incêndios florestais que necessitam de intervenção imediata”, diz o Corpo de Bombeiros.

O que fazer quando o vizinho faz queimadas? A quem denunciar?

Com o tempo seco, muita gente aproveita para ‘limpar’ terrenos baldios com o uso do fogo. Casos como este são cada vez mais comuns e incomodam quem vive no entorno do local, até mesmo pela dificuldade de respirar. Nestas situações, além dos Bombeiros, o morador também pode recorrer à Prefeitura.

Segundo o CBM, dependendo da quantidade de viaturas disponíveis e da demanda, uma triagem nos casos de incêndio é necessária. “Será avaliado o risco que este incêndio ou a própria fumaça oferece a escolas, hospitais, vias públicas, centros de saúde e residências”.

Na Capital, o morador pode ligar para o número 156 da Prefeitura para registrar denúncia, quando o fiscal irá até o local e pode notificar ou multar o dono do terreno. O morador também pode ligar para o número 190, caso o incendiário esteja no local, ou pode ir até a delegacia registrar Boletim de Ocorrência. O número de contato da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) é 3325-2567 ou 3382-9271. Para chamar a Patrulha Ambiental da Guarda Civil de , ligue para o número 3314-7083.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Últimas Notícias

Charge

Presentes!

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo