Pular para o conteúdo
Cotidiano

Plano diretor: reunião na associação comercial tem bate-boca sobre falta de divulgação

Moradores que acompanham discussões do plano criticaram Planurb
Arquivo -

Moradores que acompanham discussões do plano criticaram Planurb

Na noite de quinta-feira (22), o Planurb (Instituto Municipal De Planejamento Urbano) realizou a última reunião da região central que discute a revisão do . O encontro discutiu o bairro centro em uma sala pequena da Acig (Associação comercial e industrial de Campo Grande), e teve ‘bate-boca’ entre os moradores e os representantes da Plaburb, sobre a falta de divulgação das reuniões.

“Achei super mal divulgado, principalmente pela estrutura da sala pequena. Foi divulgado para uma classe de pessoas que tem acesso à internet, um sistema que não chegou na periferia”, comentou a professora Cintia Possas, 31.

Cintia foi acompanhada de outros dois amigos que militam pela mobilidade urbana. As criticas do grupo eram rebatidas pelos representantes do Instituto, que negavam a falta de divulgação, explicando que as reuniões foram comunicadas aos conselheiros e por entrevistas de rádio.

Ciclistas, eles criticaram que a Capital tem se expandido e desenvolvido para as pessoas que possuem carros. “Eu uso muito o centro, sou ciclista e tenho muita dificuldade de me locomover. Acho que a cidade tem que ser preparada para as pessoas”, explicou Cintia.

É a mesma opinião do designer Pedro Garcia, 27, que veio do para Campo Grande e vive no centro. “A cidade tem que ter mais mobilidade e acessibilidade. As calçadas têm vários desníveis, esses dias fui ao Sesc e vi um cadeirante que não conseguiu entrar”.

“O asfalto também é ruim, já quebrei várias vezes a bicicleta. Também falta lixeiras pelas ruas do centro, saio de casa e vou até a praça e não tem uma lata de lixo”, complementou.

Inventário do Patrimônio Arquitetônico

Plano diretor: reunião na associação comercial tem bate-boca sobre falta de divulgação

Durante a reunião, o pesquisador levou um grupo de estudantes, que apresentaram um projeto sobre o Patrimônio Histórico Arquitetônico, que atualmente está na fase de trabalho de Campo. O objetivo é apresentar dados mais atualizados sobre os imóveis da Capital, para que sejam protegidos e preservados.

Engenheiro civil aposentado, Valdir foi até a reunião porque tem propriedades no centro e acredita que os imóveis “estão velhos” e tem prejudicado o desenvolvimento da cidade. Para ele, não é claro quais estruturas devem ser protegidas e de que forma.

“Deveria liberar para construir. Tinha que identificar o que é patrimônio e o resto tem que liberar. As coisas têm que ser mais claras. É só coisa velha, basta comparar com a Avenida Paulista. As edificações aqui são pobres e muito antigas”, criticou.

Plano Diretor

O Plano Diretor é o principal instrumento que orienta as políticas públicas e a direção para a qual caminha o desenvolvimento das cidades. Ele foi instituído pela Lei Federal 10.257/2001 do Estatuto das Cidades, e deve ser revisado a cada 10 anos. As reuniões que discutem o novo Plano nos bairros de Campo Grande só ocorreram depois que a Comissão de Direito Mobiliário, Urbanístico, Notorial e Registral da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul) ingressou com ação civil pública.

A comissão criticou a aprovação ‘a toque de caixa’ do documento, que começou a ser revisado ainda durante a gestão de Alcides Bernal (PP), que contratou uma empresa de Curitiba para elaborar o documento. Entenda aqui algumas mudanças que podem ocorrer após a aprovação.

Clicando aqui é possível opinar e comentar sobre diversos assuntos como transporte, cultura e moradia, e as discussões irão integrar o projeto final. Já neste portal, é possível acompanhar os documentos aprovados e as minutas da revisão, como a que foi apresentada pela empresa contratada durante a gestão de Bernal.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Últimas Notícias

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia

Charge

Presentes!

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto