Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em decisão-poesia, juiz veta estátua de Manoel de Barros em frente ao Exército

Prefeitura disse que vai cumprir decisão
Arquivo -

Prefeitura disse que vai cumprir decisão

Em decisão-poesia, juiz veta estátua de Manoel de Barros em frente ao Exército
​Talvez Carlos Drummond de Andrade, no lugar deste juiz, começasse sua decisão assim: “E agora, Mané?” 

Parafraseando a poesia “E agora, José“, do mineiro Carlos Drummond de Andrade, o juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de , mandou a Prefeitura da Capital não instalar a estátua que homenageia o poeta  (1916-2014) no canteiro da Avenida Afonso Pena, entre as ruas 13 de Maio e Rui Barbosa, em frente ao prédio do Exército Brasileiro e onde há monumento da FEB (Força Expedicionária Brasileira).

Embora o local seja privilegiado, à sombra de árvores centenárias, a confusão sobre onde a estátua de bronze com mais de 400 quilos vai ficar ocorre porque o canteiro central foi tombado como patrimônio histórico e cultural. Com isso, qualquer intervenção, deve obter parecer favorável da Secretaria de Cultura do Município e do IHGMS (Instituto de História e de Geografia de Mato Grosso do Sul).

Em decisão-poesia, juiz veta estátua de Manoel de Barros em frente ao Exército

A estátua com 1,38 metro, é assinada pelo artista Ique Woitschach e foi ‘inaugurada’ no Marco (Museu de Arte Contemporânea) em 18 de abril deste ano, com pompas e na presença de diversas  autoridades.

A base de concreto está sem estátua, o Mané sem homenagem, o sítio arqueológico militar sem respeito, o homem sem reflexão, a mulher sem compreensão, e a noite esfriou, o dia não veio, não veio a utopia, e tudo parou, e tudo esperou, e tudo judicializou, e agora, Mané?”, prossegue a decisão poema do magistrado.

Na decisão, o juiz explica que, apesar das suas recomendações contrárias, o Município de Campo Grande decidiu colocar no canteiro central. A Secretaria de Cultura teria dado um parecer favorável ao Município, mas o Instituto de História e de Geografia de Mato Grosso do Sul deu um parecer contrário à pretensão do Município, porque, naquele exato local, existe um sítio arqueológico militar, representativo de parte importante da história brasileira e sul-mato-grossense.

O mito “Manoel de Barros” não se harmonizaria com a história específica daquele local, mas não existiria oposição do Instituto a que se instalasse a estátua no mesmo canteiro, mais acima ou mais abaixo, fora daquele sítio. Como a base de concreto para receber a estátua está pronta e falta apenas a sua colocação no local, o Ministério Público pede que o Poder Judiciário impeça a instalação”, afirma o magistrado.

E agora, Mané?

Na decisão, o juiz determina que se recomponha a área preparada para receber a homenagem a Manoel de Barros ao estado anterior e autoriza que a homenagem seja prestada em outro local que não obtenha as restrições da Secretaria da Cultura de Campo Grande e do Instituto de História e Geografia de Mato Grosso do Sul, caso a Administração Pública decida agraciar o Canteiro Central da Avenida Afonso Pena com a memória de Manoel de Barros.

Em caso de descumprimento, a multa é de R$ 100 mil em favor do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

E agora, prefeito?

O prefeito Marcos Trad (PSD), disse em agenda pública, na manhã desta quarta-feira (6), que vai cumprir a decisão do magistrado. “Vamos cumprir a decisão, como fazemos com todas as determinações que são feitas, que não são poucas”, declarou o prefeito.

Uma das possibilidades, segundo o prefeito, é instalar a estátua no ‘Calçadão da Barão, na frente do Bar do Zé, ponto de encontro tradicional na Capital e que tem recebido manifestações culturais aos fins de semana. Porém, “uma empresa deve ser contratada para fazer uma consulta pública sobre a destinação da homenagem a Manuel de Barros”, segundo Trad.

Confira a decisão na íntegra

Foto:  (Divulgação Governo do MS)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

ucrania Zelensky

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Pode isso? Cinco hábitos que você faz no trânsito e não sabe que geram multa

Últimas Notícias

Transparência

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Aquidauana tem dez dias para enviar notas fiscais do conserto de dois veículos

Transparência

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Prefeitura de Brasilândia vai comprar 2.000 doses de vacinas contra a gripe com foco na proteção às 4 principais cepas em circulação

MidiaMAIS

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Com filho internado na UTI, Rafaela visitará o filho no Dia das Mães na Santa Casa

Cotidiano

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de Floriculturas de Campo Grande na página do Google

Flores é um dos presentes mais comuns no Dia das Mães