Pular para o conteúdo
Brasil

Defesa civil diz que mais de 900 índios foram afetados por enxurrada

Ajuda está sendo levada para indígenas
Arquivo -

Ajuda está sendo levada para indígenas

A Defesa Civil de divulgou neste domingo (21) que 936 índios foram afetados pela enxurrada causada pela cheia súbita dos rios Uailã e Maú, em Uiramutã, no Norte de Roraima.

Até agora, não há registro de mortos ou feridos. A Defesa Civil chegou a apurar o suposto desaparecimento de seis crianças em uma comunidade , mas às 16h (17h de ) após sobrevoo na região a informação foi oficialmente descartada.

Na madrugada de quinta-feira (18), os rios Uailã e Maú encheram repentinamente. A cheia isolou moradores e até a própria cidade de Uiramutã ficou sem ligação terrestre com a BR-171 que dá acesso ao município. Algumas malocas – moradias dos indígenas – foram submersas pelos rios.

De acordo com coronel Doriedson Ribeiro, chefe da Defesa Civil, ainda não há um número preciso de desabrigados, pois está sendo feito um levantamento. No sábado (21), a prefeitura da cidade divulgou que havia 600 indígenas desabrigados devido à cheia dos rios.

Conforme Ribeiro, 45 habitações foram danificadas em 15 comunidades indígenas que estão na circunscrição da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol. Algumas casas tiveram partes da estrutura levadas pela água.

O levantamento da Defesa Civil também identificou que 57 hectares de produção e duas escolas foram afetadas pela enxurrada. As duas unidades de ensino estão sem aulas desde a quinta.

O coronel Ribeiro explicou ainda que o que ocorreu no Uiramutã foi uma enxurrada ocasionada pelo súbito aumento do volume de águas nos rios. Ele também disse que isso aconteceu devido às condições físicas da região que é formada predominantemente por serras. No momento da enxurrada não chovia.

“A região do Uiramutã é serrana e por isso a cheia rápida da cabeceira do rio gerou a enxurrada. As águas subiram de uma vez e os moradores que viviam mais perto do rio foram pegos de surpresa. Eles tiveram que fugir de dentro das casas levando as crianças para os montes mais altos, onde a enxurrada não chegou”, explicou Doriedson.

O município de Uiramutã fica no extremo Norte de Roraima e possui cerca de 9 mil habitantes, segundo o IBGE. A cidade fica a mais de 300 KM da capital Boa Vista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é socorrido em estado grave após ser baleado pelo atual da ex-esposa em Dourados

EXPOAGRO 2025: Palestra sobre Recuperação Judicial no Agronegócio. Riscos, Benefícios e Oportunidades para o Produtor Rural.

No Dia das Mães, mulher morre e deixa um filho após carro bater em capivara na BR-163 em MS

tempo

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Presentes!

Últimas Notícias

Especial

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Apesar de embasamento científico, lei da alienação parental é usada como forma de ameaçar e violentar mulheres

Polícia

Homem é preso após agredir esposa e bater cabeça de bebê contra a parede em MS

Agressor ameaçou colocar fogo com a família dentro do imóvel

Esportes

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

São jogos do Brasileirão, um do campeonato feminino e pelo menos 15 partidas internacionais

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala de plantão nas Upas e CRSs de Campo Grande

A equipe da escala médica realizará os atendimentos por ordem de chegada, mas dará prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes