As criações do Artista Plástico mato-grossense João Sebastião, falecido em 2016, trazem as cores de seu Estado de nascimento. Foram mais de 40 anos dedicados às suas obras, que já frequentaram exposições nacionais, em diversos estados do país, inclusive no exterior. Referência nas artes, suas telas valorizam os tons inspiradores da natureza e da fauna pantaneira, principalmente a onça pintada que, muitas vezes, são retratadas com feições femininas.

Reunindo registros importantes de sua carreira, será lançado em Cuiabá – MT no próximo dia 22, o livro “João Sebastião – Baú Iconográfico”, escrito por Aline Figueiredo, Crítica de Arte. O livro lançado pela Entrelinhas Editora, como diz o subtítulo é como se fosse um baú com o incrível trabalho deste artista, que possui uma iconografia marcante, traços que revelam muito mais que imagem. 

“O livro conta a vida dele, fala de suas obras. Ele foi um dos pioneiros no mundo da arte em Mato Grosso quando uno, junto de Humberto Espindola, Clóvis Irigaray, Dalva de Barros, Ilton Silva e Jorapimo”, enfatiza a Editora.

O lançamento do livro ” João Sebastião – Baú Iconográfico” acontecerá na próxima quarta-feira, 22, a partir das 19h, na rua 13 de junho, Porto,Cuiabá – MT.

O Artista

João Sebastião inicia seus estudos de pintura com Bartira de Mendonça em 1965, em Cuiabá. Entre 1966 e 1967, trava contato com artistas representativos de tendências modernas, no Rio de Janeiro. Por volta de 1969, começa a freqüentar o ateliê de Humberto Espíndola (1943), Campo Grande. A partir de 1973, desenvolve atividades artísticas no Museu de Arte e Cultura Popular na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, em Cuiabá.

Imagem: Acervo Particular