A partir de segunda-feira(01), entra em vigor a redução da mistura do álcool na gasolina

Muitos postos de combustíveis de Dourados começaram a ficar sem gasolina a partir de hoje. A distribuidora da Petrobras em Campo Grande não está tendo o produto e reduziu o fornecimento. Empresários locais que solicitaram a aquisição de 10 ou 15 mil litros só receberam 5, insuficientes, em muitos casos, para atender a demanda de apenas um dia.

A partir de segunda-feira, dia 1º, entra em vigor a redução da mistura do álcool anidro na gasolina de 25% para 20%. Além disso, a Petrobras aumentou em R$ 0,025 o litro da gasolina. Empresários do setor acreditam que muitos postos da cidade vão ficar sem o produto neste final de semana e a situação tende a se normalizar apenas entre segunda e terça-feira.

 A decisão de reduzir o percentual de mistura foi tomada no dia 11 de janeiro através de uma portaria dos Ministérios da Agricultura, Minas e Energia e da Fazenda e Desenvolvimento. Segundo informações da Agência Brasil, a redução acontecerá por conta do aumento constante no preço o álcool combustível. O aumento do valor do álcool acarretava consequentemente aumento no preço da gasolina.

 A resolução é válida apenas por noventa dias, após esse período o percentual de álcool misturado a gasolina volta a ser o de 25%. Por enquanto, em nível local, não há alteração no preço do álcool.