Grupos favoráveis e contrários participam

A sessão da Comissão do na Câmara dos Deputados ocorre na tarde desta quarta-feira (30) marcada por muito tumulto entre deputados favoráveis e contrários à saída da presidente da República, Dilma Rousseff (PT). Os juristas Janaína Paschoal e Miguel Reale Júnior, autores da solicitação do impeachment, se pronunciam neste momento. Mas antes houve bate-boca na Casa de Leis. 

Em frente a mesa diretora, parlamentares petistas e aliados gritavam “não vai ter golpe”, já no plenário grupos de ambos os lados diziam palavras de ordem. Todos munidos de cartazes “Impeachment Já” e “Não vai ter golpe”. Os ânimos foram acalmados e só depois o jurista conseguiu iniciar sua exposição.

O deputado federal sul-mato-grossense, Carlos Marum (PMDB), é suplente na comissão e acompanha a sessão. Ele conta que a parlamentar Jandira Fraghali (PcdoB-RJ) trocou ofensas com Miguel e o chamou de golpista. “Agora todo mundo silenciou”, disse.

Janaína ocupa os 30 minutos que tem para falar sobre o pedido de saída da presidente. Neste tempo alguns protestos chegaram a interrompê-la. Serão ouvidas ainda hoje as testemunha de defesa, o ministro da Fazenda Nelson Barbosa e o professor de direito tributário da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Ribeiro.