Os anos de 2020 e 2021 têm sido anormais para muitos de nós brasieliros. Há mais de um ano na pandemia, muitos se infectaram e até perderam entes queridos para a pandemia do coronavírus, que assola o mundo. Para aqueles que sobreviveram ao covid-19 ou que trabalhavam na linha de frente do combate à doença, será um período ainda mais marcante na memória. Para eternizar o momento, a escritora campo-grandense, e também sobrevivente, Isabel Fiorese lança neste sábado (22) a coletânea de depoimentos “Guerra das Centelhas”.

“Guerra das centelhas é uma analogia aos profissionais de saúde, como se cada um deles funcionasse como uma luz tentando iluminar a escuridão de uma doença totalmente desconhecida, e todas juntas vão fazer uma luz maior, que é a esperança da cura, da vacinação”, explica a autora. O livro começou a ser escrito ainda estava internada no hospital, quando Isabel registrava pensamentos e reflexões sobre a luta diária contra o vírus. “Comecei a gravar áudios sobre tudo que eu estava passando ali dentro e sobre tudo ao meu redor. Pensei que ia escrever um livro sobre o que se passa no hospital e as pessoas muitas vezes não sabem e não valorizam”, completa.

Quando saiu do hospital, Isabel decidiu que o livro não teria só o seu depoimento, mas quis dividi-lo com pessoas que também passaram por essa experiência de luta pela vida, com quem perdeu familiares e amigos para a doença, com profissionais de saúde e de outras áreas envolvidas diretamente com a Covid-19. Além disso, a obra traça um panorama geral da doença, o que é o coronavírus, como se espalhou e quais as situações que foram desencadeadas por falta de planejamento no combate à pandemia.

(Divulgação, LifeEditora)

 

“Decidi dividir o livro para que o leitor possa ter uma ideia geral do que acontece dentro e fora do hospital. Nele estão depoimentos de uma fisioterapeuta, de uma médica do Samu, de uma enfermeira, de um médico gestor de um grande hospital, de um gerente de um cemitério e de pessoas que tiveram a Covid ou que perderam familiares para essa doença”, relata a autora.

“É uma mensagem de muita dor, mas o objetivo, além do reconhecimento aos profissionais de saúde e de uma homenagem aos sobreviventes da doença, é que o livro seja um documento histórico, que fique para a posteridade um registro do que todos nós passamos nesses anos”, frisa Isabel. “Esse livro não é um livro de ficção, é um livro que conta a realidade de um momento difícil que enfrentamos e que até parece ficção”, comenta o editor Valter Jeronymo, da Life Editora, responsável pela publicação do livro.

Serviço

O livro “Guerra das Centelhas – Depoimentos sobre a Covid-19”, da escritora e poetisa campo-grandense Isabel Fiorese, publicado pela Life Editora, será lançado neste sábado (22), a partir das 17h30, em transmissão ao vivo no Facebook e no Instagram.