O Palmeiras parece, enfim, ter encontrado um equilíbrio

O Palmeiras parece, enfim, ter encontrado um equilíbrio no Campeonato Brasileiro . Muito criticado por vencer com sobras alguns clássicos e tropeçar nas partidas seguintes, a equipe comandada por Marcelo Oliveira conseguiu acabar com esse estigma e embalou duas vitórias seguidas nesta quarta-feira, ao bater a Chapecoense por 2 a 0 no Allianz Parque. Egídio e Cristaldo marcaram os gols do triunfo palmeirense.

Embalado, o Palmeiras subiu para o nono lugar da tabela, agora com 15 pontos conquistados, deixando para trás justamente a Chapecoense , que caiu para a décima posição com 13 pontos. Na próxima rodada, o clube paulista faz um confronto direto contra a Ponte Petra, domingo, às 18h30 (de Brasília), na Arena Pantanal. Já os catarinense encaram o embalado, mas ainda na zona da degola, Vasco , sábado, às 21h, na Arena Condá.

A torcida palestrina já estava acostumada com as brincadeiras dos rivais. Era só vencer um clássico, para na sequência derrapar e esfriar o ânimo dos palmeirenses. Foi assim contra o São Paulo , no Campeonato Paulista , e Corinthians , pelo Brasileiro. No primeiro, o Palmeiras venceu por 3 a 0, mas foi “acusado” de subir o salto e acabou derrotado pelo Red Bull Brasil na rodada seguinte por 2 a 0. Contra os rivais alvinegros foi a mesma história. Vitória dominante na Arena em Itaquera, mas na sequência veio um empate com o Internacional e uma derrota para o Goiás , ambos em casa. Nesta quarta, no entanto, foi diferente…

Palmeiras fez um primeiro tempo parecido com aquele desempenhado contra o São Paulo, no último domingo. Apesar de um bom volume de jogo, deixou espaços no setor defensivo e viu a Chapecoense assustar em alguns momentos. Repetindo o roteiro do clássico paulista, os donos da casa conseguiram abrir o placar perto dos 30min em um lance muito parecido. Assim como Leandro Pereira, Egídio ficou com com a sobra, bateu e contou com um desvio da zaga para marcar.

Na etapa final, o Palmeiras tentou voltar com a mesma intensidade aplicada no segundo tempo, mas sentia dificuldades para criar lances perigosos e começava a sofrer com investidas da Chapecoense. Preocupado, o técnico Marcelo Oliveira fez alterações e não demorou para ver o resultado. Ele colocou Zé Roberto e Cristaldo nos lugares de Dudu e Leandro Pereira. E o argentino, novamente, brilhou. Depois de um minuto em campo, ele virou o jogo para Egídio, que cruzou para Robinho desviar e sobrar para o próprio Cristaldo dar números finais ao placar,

Palmeiras 1 x 0 Chapecoense – 27min do primeiro tempo

Dudu ajeitou para Egídio na frente da área, o lateral esquerdo chutou, a bola desviou e enganou o goleiro

Palmeiras 2 x 0 Chapecoense – 24min do segundo tempo

Egídio recebeu na esquerda e cruzou na área, Robinho desviou e Cristaldo apareceu na segunda trave para completar em seu primeiro chute

Após brilhar no clássico contra o São Paulo, quando distribuiu três assistências, Egídio voltou a brilhar no Allianz Parque. Seguro na defesa, o lateral esquerdo teve uma boa participação no setor ofensivo alviverde e marcou o gol da vitória palestrina. Após cobrança de lateral, Leandro Pereira desviou de cabeça, Dudu ajeitou e o camisa 66 contou com um desvio da zaga catarinense para balançar as redes.

Egídio desligou-se do Dnipro, da Ucrânia, por não receber salários e assinou contrato em março com o Palmeiras até o final de 2017. Ao chegar, mesmo sob o comando de Oswaldo de Oliveira, já colocou o veterano Zé Roberto no banco de reservas. Com a chegada de Marcelo Oliveira, que foi bicampeão brasileiro ao lado do lateral no Cruzeiro, o jogador viu seu desempenho evoluir e agrada cada vez mais a torcida alviverde.

Artilheiro de saída?

Ele começou no banco de reservas, mas, mais uma vez, entrou na etapa final e deixou sua marca na partida. Isso com apenas um minuto em campo. Apesar de não possuir confiança dos técnicos do Palmeiras, já havia virado opção com Oswaldo de Oliveira, Cristaldo costuma mostrar estrela quando entra. Foi assim contra o São Paulo e Chapecoense, nesta quarta-feira. Além disso, é o artilheiro da equipe no ano, com 11 gols marcados.

Mesmo assim, por incrível que pareça, ele pode estar de saída do clube. Contratado em 2014 a pedido do então treinador Ricardo Gareca, Cristaldo nunca chegou a se firmar na posição de centroavante do Palmeiras e perdeu ainda mais espaço com as recentes chegadas de Alecsandro e Lucas Barrios, que está acertado com os paulistas. Marcelo Oliveira, no entanto, tem gostado do desempenho do argentino e deve pedia sua permanência. E aí, será que fica?