Ministros empossados por Dilma foram vaiados pelos presentes no Palácio do Planalto

Empossados ministros pela presidente Dilma Rousseff, Gilberto Kassab (Cidades), George Hilton (Esportes) e Kátia Abreu (Agricultura e Pecuária) receberam vaias isoladas de presentes no Palácio do Planalto nesta quinta-feira. A postura foi diferente a outros nomes ligado ao Partido dos Trabalhadores (PT), como Jaques Wagner (Defesa) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário), que foram muito aplaudidos.

Ruralista, Kátia Abreu foi filiada ao PFL e sofre resistência de movimentos sociais. Representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de outras entidades estavam presentes na cerimônia presidencial. A ministra também é criticada por ambientalistas e por entidades indígenas, pela sua atuação no Senado na votação do Código Florestal e sobre demarcações de terras.

A nova ministra do Meio Ambiente se tornou próxima da presidente Dilma Rousseff e, hoje no PMDB, ganhou o apoio da petista em sua campanha vitoriosa para o Senado no Tocantins. Presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), foi nomeada para o ministério. Depois da cerimônia, Katia Abreu disse que não ouviu a manifestação da plateia.

Gilberto Kassab também foi filiado ao antigo PFL, mas criou o PSD e se aproximou do governo Dilma. George Hilton, do PRB, é teólogo, radialista e apresentador de TV e ocupará a pasta de Esportes, considerada estratégica já que o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos de 2016.