5.052 coletes balísticos

Cumprindo o compromisso de proporcionar mais qualidade de trabalho para os policiais militares e civis, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), adquiriu 5.052 coletes balísticos que já estão sendo entregues para todo efetivo do Estado. A iniciativa faz parte do programa “MS Mais Seguro”, que está investindo mais de R$ 96 milhões para aquisição de viaturas, armamentos, munições, equipamentos de proteção pessoal e reformas.

Fundamental na particularidade do ofício de polícia, pelos riscos inerentes à profissão, o colete é uma ferramenta de proteção dos policiais, fazendo com que a troca e recomposição destes equipamentos se tornem essenciais. “Estamos trabalhando com planejamento para que esse processo de renovação dos equipamentos de proteção individual continue ocorrendo nos próximos anos. A entrega desses coletes significa que o MS Mais Seguro é presente e atuante no combate ao crime, comprovando que segurança é prioridade sim do atual governo, que está preocupado com crescimento da criminalidade e por isso tem procurado colocar nas mãos dos policiais equipamentos de qualidade para que eles possam fazer esse enfrentamento”, destacou o secretário de Estado e Segurança Pública, José Carlos Barbosa.

Segundo o delegado Regional da Polícia Civil de Aquidauna, Evandro Luiz Corregato, essa é a maior aquisição de coletes desde que ingressou na Polícia Civil há 16 anos. “A chegada desses equipamentos na unidade representa policial motivado, pois significa que a partir de agora terão mais segurança para trabalhar no combate ao crime”, declarou o delegado.

Já o cabo da Polícia Militar, Hugo Barbosa Costa, disse que essa era uma das principais reivindicações da categoria. “Estamos vivendo uma nova fase dentro da instituição. A partir do momento que se adquire mais de cinco mil coletes, mostra que temos um governo que está preocupado com a integridade do seu policial”.

Para o delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (GARRAS), Edilson dos Santos, o atual governo tem buscado constantemente estratégias para modernizar e atualizar equipamentos e procedimentos, no intuito de que o policial possa dispor do melhor aparato possível a fim de desempenhar de forma satisfatória o trabalho que exerce. “Essa era uma promessa antiga, que nesta administração foi concretizada. Além dos coletes também estamos recebendo armamentos, o que garante uma boa resposta. Agora a nossa expectativa é para a chegada das novas viaturas”, pontuou o delegado.

Fábio Elivelto Kraus é 3º sargento do 17º Batalhão da PM, e ingressou na instituição há 12 anos, para eles esses investimentos que estão sendo destinados pelo governo para a PM contribuirá muito com a melhoria das condições de trabalho. “Isso significa para nós policiais uma resposta positiva das ações que estamos desenvolvendo. Nós policiais militares somos empenhados por que gostamos do que fazemos, e agora alinhado a uma boa condição de trabalho não tenho dúvida que os resultados serão cada vez mais positivos”, declarou o 3º sargento.

Além das entregas dos coletes, o Governo do Estado já abriu processos licitatórios para compras de mais 370 viaturas, munições, equipamentos e modernização do sistema de radiocomunicação das forças de segurança de Mato Grosso do Sul, com investimentos que ultrapassam R$ 67,6 milhões.