Depois de 84 partidas na fase de classificação para apontar os oito melhores, começa neste fim de semana as quartas de final do Campeonato Estadual de Mato Grosso do Sul. Cene, Ivinhema, Aquidauanense, Naviraiense, Itaporã, Sete de Dourados, Novoperário e Misto começam os confrontos em ida e volta por vagas na semifinal. Segundo o regulamento, equipes com campanha superior a do adversário na primeira fase levam vantagem em caso de empate após as duas partidas a serem disputadas.

O jogo que abre as quartas acontece neste sábado (30), às 19h, no Estádio Madrugadão, em Três Lagoas. Quarto colocado do Grupo A, o Misto recebe o Ivinhema, líder do A, reeditando o mesmo confronto do ano passado. Na oportunidade, o Misto, também em desvantagem, ficou com a vaga ao bater o Azulão fora de casa na partida de volta. Para o confronto, os dois times receberam um presente do TJD-MS. Augusto, do Ivinhema, e Cristiano, do Misto, estariam fora por terem sido punidos em julgamento realizado na última quarta-feira, mas uma decisão do mesmo Tribunal no dia seguinte liberou os atletas para o confronto.

Ainda no sábado, mas às 20h, no Estádio Douradão, o Sete de Dourados, quarto colocado do Grupo B, joga contra o Cene, primeiro do A. As duas equipes não se enfrentavam oficialmente desde 2009 – em 2012 o Sete venceu o adversário em um amistoso por 4 a 0 – e até então a vantagem do Furacão Amarelo é incontestável. Foram seis jogos com apenas um empate e cinco vitórias do Cene. Para esta partida, novidades dos dois lados. O Cene trouxe de volta o meia Biro que já atuou pelo clube e estava no América-SP enquanto o Sete contratou o volante Pedrinho que defendia o Santacruzense na Série A2 paulista.

Os outros dois jogos da fase acontecem no domingo (31), às 15h. No Estádio Chavinha, Itaporã, terceiro do Grupo B, joga contra o segundo do B, Aquidauanense. Na história, esse é terceiro confronto entre os times que tem uma vitória para cada lado no Estadual 2009. No Estádio Morenão, o Novoperário, terceiro do Grupo A, recebe o Naviraiense, vice líder do B e maior beneficiário do perdão de Páscoa do TJD-MS. Nada menos que o técnico Paulinho Rezende, o preparador físico Éverton Paulista e os jogadores Vínicius e Fábio foram perdoados e podem trabalhar normalmente na partida. Aliás, esse será o primeiro jogo em que Paulinho atuará contra o Novoperário, time que dirigiu na Série B em 2012 levando-o ao título.