O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques desembarcou em Paris para o Mundial de Atletismo, que acontece na capital francesa entre os dias 8 e 17 de julho. Campeão paralímpico, o atleta publicou mensagem em uma rede social momentos antes de embarcar. “Lá vamos nós em busca de mais medalhas para o Brasil. Vamos que vamos”, escreveu. 

No Instagram, Yeltsin compartilhou momentos do último treino para a competição, ainda em São Paulo. Na sequência, postou momentos já no avião e da chegada no aeroporto de Paris. “Não peça permissão para voar, as asas são suas e o céu não é de ninguém”, escreveu.

Yeltsin é um dos confirmados para o campeonato mundial, que terá disputas no Estádio Charlety. Dono de duas medalhas de ouro na Paralimpíada de Tóquio-2020 e recordista mundial dos 1.500 metros da classe T11, o atleta foi convocado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

Yeltsin competirá em duas provas na capital da França: 5.000 e 1.500 metros. Nesta última, o fundista de Mato Grosso do Sul chegou ao recorde mundial, com a marca de 3m57s60.

Ainda neste ano, Yeltsin terá pela frente os Jogos Parapan-Americanos, maior competição paralímpica das Américas, que acontecerá em Santiago, no Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro. Em maio do ano que vem, entre os dias 17 e 25, o sul-mato-grossense participará de mais uma edição do Campeonato Mundial, que desta vez terá Kobe, no Japão, como cidade-sede.

Brasil no Mundial de Paris

No Mundial de Atletismo de Paris 2023, a seleção brasileira contará com uma delegação maior do que em Dubai 2019, quando o país convocou 43 atletas.