Inscrições abertas até 13 de março de 2023 para estudantes interessados em participar do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). O processo de seleção vai financiar até 2.035 bolsas a doutorandos no exterior, em um período de seis a dez meses.

O investimento para esse programa previsto pela Capes é de até R$ 113,6 milhões e o edital foi publicado no dia 21 de dezembro, pela coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O PDSE tem por objetivo complementar e aumentar as possibilidades de formação ofertadas no Brasil, expandindo a colaboração com cientistas do exterior, além de aumentar a visibilidade da produção científica do país e fortalecer os programas de pós-graduação brasileiros.

Saiba como participar

Dentre os requisitos exigidos estão a condição de brasileiro nato ou, se estrangeiro, possuir visto de ou autorização de residência no Brasil. Além disso, o candidato não pode possuir título de doutor, deve estar matriculado em curso de doutorado, com nota igual ou superior a quatro e não estar em situação de com a Capes ou quaisquer órgãos da administração pública. A lista completa pode ser consultada no edital.

O processo de seleção interna será realizado integralmente pela Instituição de do candidato, de acordo com o seu plano de internacionalização, sendo responsabilidade da pró-reitoria de pós-graduação ou órgão equivalente. Após a aprovação dessa etapa, o candidato deverá realizar a inscrição por meio do formulário on-line disponível em: inscricao.capes.gov.br/#/dashboard, dentro dos prazos estabelecidos pelo edital.

As pró-reitorias de pós-graduação ou órgãos equivalentes terão de 10 a 17 de abril de 2023, até as 17 horas (horário oficial de Brasília), para homologar as candidaturas. Estas serão analisadas pela Capes a partir do dia 18 de abril de 2023. O início das atividades no exterior se dará entre setembro e novembro de 2023.