A (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) tem seis projetos na Ordem do Dia nesta terça-feira (16). Um deles é de autoria dos deputados estaduais (Patriota) e Felipe Orro (PSD) e será votado em primeira discussão.

Trata-se do Projeto de Lei Complementar 04/2021, que altera a Lei Complementar 245/2018, que criou o PME (Presídio Militar Estadual). A mudança, proposta pelos deputados estaduais Lídio Lopes (Patriota) e Felipe Orro (PSD), inclui o parágrafo ao artigo 2º da lei, a fim de prever a existência de salas de Estado Maior, para uso exclusivo de advogados.

“Ressalte-se que a Sala em comento já existe, a qual foi construída com a cooperação mútua entre os entes, logo a presente propositura, vista apenas e tão somente estabelecer em lei o direito dos advogados, firmado em lei federal”, pontuaram os autores.

O Projeto de Lei 184/2022, de (PL), cria a Campanha de Combate ao Preconceito à Hanseníase. Entre os objetivos da campanha, está estimular ações preventivas, terapêuticas, reabilitadoras e legais relacionadas com a hanseníase; e incentivar a participação da sociedade nas iniciativas voltadas para a prevenção e a eliminação da doença.

E o Projeto de Lei 194/2022, de Marçal Filho (PP), institui o “Dia Estadual das Mensageiras do Rei”, a ser comemorado, anualmente, em 20 de julho. 

Ainda em primeira discussão, está previsto o Projeto de Lei 201/2022, que altera a Lei Estadual 170/1980, para acrescentar o termo “professor” em nome de escola estadual de Jardim, que passa a ser denominada “Professor Antônio Pinto Pereira”. A matéria é de autoria de Coronel David (PL).

Em discussão única, serão votados os Projetos de Resolução 14/2022 e 15/2022, que concedem o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. Nenhum deles está disponível no SGPL (Sistema Gestor de Projetos de Lei).

A sessão tem início às 9h e pode ser acompanhada presencialmente ou pelos canais de Comunicação da Casa de Leis, no YouTube, Facebook e pela Rádio e TV Alems.