A (Agência Espacial dos Estados Unidos) divulgou imagens impressionantes feitas pelo telescópio Hubble, o “primo mais novo” do potente James Webb, provando que o antigo ‘queridinho' da agência espacial ainda é muito útil.

Na imagem divulgada pela Nasa, é possível observar uma estrutura espacial cintilante e colorida como novos dados sobre a história cósmica de uma estrela supergigante.

A foto mostra a região da Nebulosa de Órion (local de formação de estrelas) em torno do objeto Herbig-Haro HH 505, a cerca de mil anos-luz da Terra.

Conforme a Nasa, essas regiões de nebulosidade são associadas a estrelas recém-nascidas e são formadas quando estelares ou jatos de gás expelidos dessas estrelas formam ondas de choque que colidem com gás e poeira a altíssimas velocidades.

“Esses ventos expelidos são visíveis como estruturas curvilíneas graciosas na parte superior e inferior desta imagem. Sua interação com o fluxo em grande escala de gás e poeira do núcleo da nebulosa os distorce em curvas sinuosas”, explica a Nasa.

O ‘flagra' foi feito por astrônomos que estudam as propriedades desses fluxos de alta energia.