O tapete de mudou de local após 5 décadas de tradição, sendo três na rua 14 de julho, conforme a Arquidiocese de Campo Grande. O evento permanece na região central, porém agora na Avenida Afonso Pena, com uma missa campal que deve ocorrer na Praça do Rádio Clube, no dia 16 de junho. 

Nos últimos dois anos, a montagem foi interrompida por conta da pandemia e a expectativa agora é reunir milhares de fiéis, de todas as 51 paróquias da Arquidiocese. Inúmeros voluntários devem preparar 1.3 mil metros de tapetes, com desenhos e símbolos que remetem às devoções populares, à Jornada Mundial da Juventude, SAV (Serviço de Animação Vocacional) e OVS (Obra das Vocações Sacerdotais).

Programação terá início às 7h, com concentração na praça

A concentração, na Avenida Afonso Pena, em frente à Praça do Rádio, será a partir das 7h. A montagem vai se estender até o cruzamento com a rua 14 de julho, onde os voluntários viram à esquerda e seguem até a Avenida Fernando Correa da Costa, parando em frente ao antigo Fórum da cidade, onde será a montagem do palco para a benção com o Santíssimo Sacramento. 

Às 15h, será celebrada a ‘Santa Missa' campal, na Praça do Rádio. Já na avenida Fernando Correa, o encerramento da festa contará com uma apresentação musical da Comunidade Católica Colo de Deus.

“A confecção do tapete começou há cerca de 50 anos, em Campo Grande. Antes, era feito nos bairros, depois foi para as paróquias, da São José para a Santo Antônio e da Perpétuo Socorro para a Santo Antônio, isso na década de 70. Em seguida, foi para o Morenão, onde ocorreu mais de 10 anos e já reuniu mais de 50 mil pessoas”, contou ao Jornal Midiamax o padre Vander Casemiro, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Campo Grande.

Tapete já foi montado em igrejas antes de ser nas ruas da cidade. Foto: Midiamax/Arquivo

Na época, o evento não tinha custo, porém, em seguida, a prefeitura deixou de ceder o espaço e houve custos. “Ficou caro, aí o evento mudou para o e depois foi para a 14 de julho, desde o início da década de 90. Isso tem mais de 30 anos e agora, pela primeira vez, será na avenida Afonso Pena”, argumentou Casemiro. 

O padre Emilson José Bento fala que gostou da mudança. “Achei que ficou uma nova opção bem interessante para a população. De início, todos vão se encontrar na praça do Rádio. É um lugar amplo e em uma avenida tão importante e vamos manter uma tradição de mais de 50 anos na cidade”, avaliou.

Dia de Corpus Christi

No Dia de Corpus Christi, 16 de junho, igrejas no mundo inteiro celebram o Mistério da Eucaristia e o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A celebração é uma referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos.

Visões de Santa Juliana

Em suas orações diárias, Santa Juliana começou a ter a estranha visão da lua cheia com um corte preto no seu centro. Por mais de dois anos, teve essa visão sem entender o seu significado. Fez então um pedido ardoroso a Jesus no Santíssimo Sacramento: que fosse concedido a ela saber o que significava aquilo. Foi, então, que ela obteve a seguinte resposta:

“A lua representava a igreja com suas festas, e a faixa preta significava a falta de solenidade por que passava a igreja.”

E Jesus concluiu dizendo:

“Quero que seja criada uma festa especial em honra ao Sacramento do meu corpo e do meu sangue.”

Montagem do tapete foi reduzida na pandemia. Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.