Ele é da , um país onde o MMA ainda não é um forte. No auge dos seus 28 anos, Marvin Vettori tem desbravado um campo pelo qual seus patriotas nunca estiveram. Mas os planos são ainda mais ambiciosos e incluem ser o líder da categoria dos pesos-médio.

Para a Betway, site de apostas no UFC, o atleta falou em qual fase da carreira está, onde deseja chegar, o que pensa do MMA feminino e até provocou um popular youtuber americano. Vettori é uma das grandes promessas da luta e isso pode ser melhor entendido pela maneira como ele encara a profissão.

Aprendiz independentemente do momento

O último embate de Marvin Vettori ocorreu em outubro de 2021, quando ele derrotou o brasileiro Paulo Borrachinha. Em junho de 2022 ele iria enfrentar o neozelandês Robert Whittaker, porém, o adversário se lesionou.

Por não ter encontrado outro oponente, o italiano deve lutar apenas no segundo semestre. Porém, esse momento de espera não o abala. Na verdade, o atleta tem aproveitado cada minuto para intensificar os treinamentos e chegar preparado para desafiar o nigeriano Israel Adesanya, que domina há algum tempo a categoria peso-médio do UFC. No total, o líder conta com 22 vitórias e apenas uma derrota. Já na divisão, ele tem 11 vitórias e nenhuma derrota.

“Sendo um lutador de MMA, estou constantemente melhorando no boxe, no jiu-jitsu, no wrestling. Eu amo o wrestling, então estou sempre em melhoria contínua, independentemente do esporte. Também acho que melhorei muito depois da última luta [contra o Borrachinha]. Mal posso esperar pelo próximo encontro, para provar isso. Vocês vão ver a nova versão do Marvin Vettori. Aquele que vai reinar por muito tempo na categoria dos médios”, afirmou o italiano, em entrevista à Betway.

Aquele que luta pelo esporte

Embora não seja um atleta de muitos amigos, Vettori sabe reconhecer quem se destaca e quem exagera ao falar do esporte. Como se pode ver na entrevista sobre o MMA, o italiano admira Giga Chikadze e Ngannou. Além do mais, ele possui um grande apreço pelo companheiro de equipe, o iraniano Beneil Dariush. “Eu respeito o meu amigo e companheiro de equipe. Ele é um lutador devastador e mal posso esperar para vê-lo conquistar o título dos leves, o Beneil Dariush. Acho que ele é um lutador incrível e ainda não recebeu o respeito que merece”, afirmou.

Quando o assunto é quem comete exageros, Vettori não mede palavras para criticar o youtuber americano Jake Paul. e personalidade da internet, ele ganhou notoriedade recentemente por se aventurar no MMA. Apesar de estar indo bem no esporte, Paul chama mais a atenção por algumas falas polêmicas, incluindo a de que o brasileiro Vitor Belfort não seria um nome grande na luta. Vale notar que Belfort tem uma carreira consolidada e várias vitórias no currículo e, por isso, é bastante respeitado no meio.

Na visão de Vettori, o youtuber tem feito um bom trabalho. “Acho que ele [Jake Paul] é um cara muito inteligente, porque entrar em um ‘jogo' completamente novo, com sucesso, vencendo duas ou três lutas e ganhando uma boa grana, ou pelo menos valores decentes –não tanto quanto ele diz que ganhou, mas ainda assim é um bom dinheiro–, é uma coisa muito boa”, iniciou o italiano.

Porém, o italiano não aprova as polêmicas que o novo atleta tem se metido, e até o provoca para uma luta. “O que eu não gosto é que ele desrespeitou o MMA, então eu gostaria de socar um pouco ele. Eu o convidei para lutar comigo, nós dois moramos em Los Angeles. ‘Vem cá, meu amigo. Vamos lutar e eu vou te mostrar algumas coisinhas (risos)'”, provocou Marvin Vettori. O brasileiro Vitor Belfort também convidou publicamente Jake Paul para um embate, mas sem resposta até o momento.

Defensor do esporte

Para o futuro, Marvin Vettori pensa em abrir uma academia e ajudar novos atletas a se formarem. Para ele, a Itália ainda não tem histórico no esporte por falta de um sistema capaz de treinar profissionais de elite.

Por outro lado, o MMA feminino está crescendo em todos os lugares e já está no mesmo patamar do masculino, por isso, o lutador não vê motivos para duvidar das mulheres. “Acho que o MMA feminino cresceu muito. Quando você entra no top 3 de cada divisão, há lutadoras muito, muito fortes. Muito boas tecnicamente também. Você ouve um monte de coisas, do tipo ‘as mulheres não devem lutar', mas as mulheres são loucas, e algumas sabem brigar de verdade (risos). Eu estava lá no duelo entre a Joanna [Jedrzejczyk] e a Zhang Weili, e foi uma loucura, foi melhor do que muitas lutas masculinas. Então não podemos dizer que as mulheres não podem lutar, nada disso”, afirma Vettori.

*Esta é uma página de autoria de BETWAY e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.