Salão do Automóvel de São Paulo deve acontecer em 2025, durante Fórmula 1

Evento será retomado após hiato de seis anos

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Última edição do Salão de SP (Divulgação)

O retorno do Salão do Automóvel de São Paulo pode acontecer já em 2025 e, possivelmente, acontecerá durante o GP Brasil de Fórmula 1, em 3 de novembro, no Centro de Convenções Anhembi. As informações são do colunista do portal UOL, Jorge Moraes.

Conforme o colunista, o evento automotivo pode, ainda, ser adiantado e acontecer no mesmo local, só que no primeiro semestre do ano que vem.

A última edição do Salão do Automóvel de São Paulo foi em 2018 e o evento só voltará a ser realizado após pedido feito pelo presidente Lula às montadoras, sinalizando após anúncios bilionários de investimentos que serão realizados pelo setor no país.

O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, destacou os elevados preços dos carros nacionais e disse que a indústria irá voltar a produzir três milhões de veículos por ano. Em 2023, foram vendidos 2,3 milhões.

“O que aconteceu foi principalmente a elevação da taxa de juros nos últimos anos, por razões de questões globais que estavam acontecendo. O custo do crédito ficou muito caro para o consumidor. Para se ter uma ideia, em média, 70% das nossas vendas eram vendas financiadas, vendas a crédito. No último ano, nós tivemos apenas 30% de vendas a crédito”, pontuou.

Aumento de produção pode deixar carros mais baratos

Lima afirmou, também, que a indústria automobilística elevará a produção para ajudar no barateamento do preço dos carros nacionais.

“Se a gente pegar o automóvel de entrada, aquele popular da época do presidente Itamar Franco, e aplicarmos a inflação sobre ele, ele estaria hoje valendo mais de R$ 80 mil, o mesmo carro sem as tecnologias que nós temos hoje”, acentuou. 

“O desafio da indústria é levar esse veículo, essa mobilidade para o consumidor. Então, a indústria automobilística está atenta a isso e o mercado interno vai crescer. A nossa expectativa é chegar – em termos de mercado interno – a três milhões de unidades nos próximos dois anos”, acrescentou.

Com novos aportes de fabricantes anunciados no último mês, a Anfavea anunciou hoje que o ciclo atual de investimentos – iniciado em 2021 – já supera R$ 123 bilhões, sem contar os do restante da cadeia automotiva. Na cadeia de autopeças, são estimados investimentos R$ 6 bilhões no mesmo período.

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