Pular para o conteúdo
Veículos

Indústria automobilística brasileira acelera em abril e bate recorde de 2019

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou nesta quarta-feira (8) os números da indústria automobilística em abril. Pela primeira vez no ano, o setor ultrapassou a barreira de 220 mil veículos produzidos. Para ser mais exato, foram 222,1 mil unidades. O melhor resultado para a indústria no mês de abril desde 2019. Crescimento de … Continued
Da Redação -

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou nesta quarta-feira (8) os números da indústria automobilística em abril. Pela primeira vez no ano, o setor ultrapassou a barreira de 220 mil veículos produzidos.

Para ser mais exato, foram 222,1 mil unidades. O melhor resultado para a indústria no mês de abril desde 2019. Crescimento de 13,5% em relação a março. Já na comparação com abril de 2023, o avanço foi de 6,3%.

Um resultado para ser comemorado. Afinal, segundo a Anfavea, apenas em três meses de 2023 é que a produção brasileira de veículos superou essa marca das 220 mil unidades. Resultado do aquecimento do mercado interno.

Exportação e importação

O resultado da indústria em abril é ainda mais impressionante se considerarmos a queda nas exportações e o aumento na presença dos importados.

Em abril, foram exportados 27,3 mil unidades. Queda de 16,4% em relação a março. No acumulado do ano, o volume foi de 109,6 mil unidades. Retração de 26% na comparação com os primeiros quatro meses de 2024.

Resultado direto da operação-padrão do Ibama, que está atrasando a liberação de licenças ambientais para automóveis importados e também afeta a exportação, ao prejudicar a logística das rotas comerciais.

Já falando nos importados, o Brasil fechou o primeiro quadrimestre de 2024 com 126.447 veículos importados comercializados. Alta de 43% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A Argentina (45% do total) permanece como o maior exportador de carros para o Brasil, mas a China superou México, Alemanha e Uruguai para tomar a segunda posição. Do total de veículos importados entre janeiro e abril, 27% vieram do país asiático.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cantor católico do RJ faz show beneficente em Campo Grande

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Últimas Notícias

Polícia

Apontado por matar filho de policial tem cartaz divulgado

O autor fugiu após o crime

Brasil

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado

Polícia

Em cumprimento de mandado, suspeito de estuprar enteada é preso

O suspeito foi encaminhado à delegacia

Esportes

Nos pênaltis, Vasco elimina Botafogo no Nilton Santos e vai às semifinais da Copa do Brasil

Após empatarem na ida por 1 a 1