A Renault lançou nova gama de versões do Duster 2024, que chega com mudanças visuais e promete ‘bater de frente’ com Volkswagen Nivus e Fiat Pulse. Agora, o modelo ganhou duas novas versões, que completam a gama de 4 no total: Intense Plus 1.6 manual, Intense Plus 1.6 CVT, Iconic Plus 1.6 CVT e Iconic Plus 1.3 TCe CVT.

Entre as principais atualizações da Renault Duster, destacam-se: faróis de lED, grade frontal com acabamento brilhante, novas lanternas de LED atrás, novo console elevado, entradas USB traseiras, seis airbags.

Nas versões Iconic Plus, são ainda mais novidades: além das já citadas (comuns em todas as versões), elas vêm equipadas com novas barras de teto e skis frontal e traseiro na cor cinza, retrovisores externos em preto brilhante com acabamento em laranja, novas rodas, novas padronagens para os bancos e painel com detalhes em laranja, além de tecnologias como sensor de chuva e carregador por indução.

O Duster Iconic Plus 1.3 TCe CVT pode ser equipado com o Pack Outsider, que complementa o visual do SUV com faróis auxiliares no para-choque dianteiro – com molduras na cor Cinza Megalith e novos frisos laterais com detalhes em laranja.

Em 2023, o Renault Duster ficou atrás dos dois concorrentes. Com 26.506 unidades emplacadas, terminou o ano como o 30º carro mais vendido do país. O VW Nivus ficou em 13º com 52.103 unidades vendidas, enquanto o Fiat Pulse foi o 21º, com 45.808 vendas.

Design

A ideia da Renault foi deixar o Duster mais robusto, com cintura mais alta. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster se mostra mais preparado para obstáculos urbanos e off-road com facilidade. Além disso, o veículo mantém o porta-malas de 475 litros, e oferece o maior espaço interno do segmento.

Painel do novo Duster 2024 (Divulgação)

Internamente, traz central multimídia Display Link de 8”. Com conectividade wireless, sem precisar de cabos, possibilita o espelhamento de smarphones por meio das tecnologias Android Auto® e Apple CarPlay®.

As versões equipadas com o motor 1.6 SCe trazem potência máxima de 120 cv e torque de 16,2 kgfm. Esse propulsor traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote que garantem alta eficiência e bom desempenho desde as baixas rotações. A versão Intense Plus manual traz uma caixa de cinco velocidades, enquanto as versões Intense Plus 1.6 CVT e Iconic Plus 1.6 CVT trazem a transmissão automática CVT XTRONIC com sete velocidades.

Já a versão Iconic Plus 1.3 TCe CVT é equipada com o motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex, com potência máxima de 170 cv e torque de 27,5 kgfm, combinado ao eficiente câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas.

O SUV equipado com o motor turbo TCe 1.3 flex acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, atingindo a velocidade máxima de 190 km/h. As retomadas estão até 36% mais rápidas, permitindo uma condução dinâmica e eficiente. O eficiente propulsor turbo TCe 1.3 flex traz ainda tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula 1, categoria que a marca já conquistou 12 títulos mundiais, como a injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível.

Confira as versões e preços do novo Renault Duster 2024:

Intense Plus 1.6 SCe Manual (R$ 122.290) – Barras de teto e retrovisores externos elétricos em preto, direção elétrica, ar-condicionado digital e automático, faróis em LED, lanternas em LED, seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina)​, ABS com AFU, ESP, HSA​, cinto de segurança de três pontos em todas as posições​, dois ISOFIX no banco traseiro, vidros elétricos com função um toque​, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis​, volante com revestimento Premium​, Start&Stop​, trava elétrica com fechamento automático (CAR)​, banco do motorista com regulagem de altura​, luz de cortesia traseira​, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico​, tomada 12V traseira​, rodas de liga-leve de 16”​, faróis de neblina, multimídia Display Link de 8” com espelhamento sem fio, sensor de estacionamento traseiro​ com câmera, controlador e limitador de velocidade e chave canivete.

Intense Plus 1.6 SCe CVT (R$ 131.190) – Todos os itens da versão anterior + câmbio CVT XTRONIC®.

Iconic Plus 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 139.890) – Todos os itens da versão anterior + chave cartão hands-free (presencial), rodas de liga leve 17” modelo Tergan, com verniz fumê, alargadores de roda, novo interior e bancos com revestimento premium, novas barras de teto e skis frontal e traseiro na cor Cinza Megalith, retrovisores externos em preto brilhante, com acabamento em laranja, emblemas “Iconic”, na grade frontal, e “Duster”, nas barras de teto, na cor laranja, sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, sensor de chuva, carregador por indução e faróis com função “Follow Me Home”.   

Iconic Plus turbo TCe 1.3 CVT (R$ 153.890) – Todos os itens da versão anterior + motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex e câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas.

Opcional para essa versão: Pack Outsider (R$ 1.800)

Ao comprar o Renault Duster o cliente poderá escolher entre cinco opções de cores na versão Intense Plus, sendo: branco Glacier, prata Étoile, marrom Vison, cinza Cassiopé e preto Nacré. Na versão Iconic, o Duster pode ser adquirido em quatro cores: branco Glacier, prata Étoile, cinza Cassiopé e preto Nacré.

(Texto: Gabriel Maymone, Jornal Midiamax)