O faturamento do setor de auto peças no Brasil fechou o ano de 2019 com crescimento de 5,6% em relação ao ano de 2018. O aumento foi pouco maior que os 5,1% projetados pelo Sindipeças, entidade que representa os fabricantes do setor. As montadoras compraram 8,8% a mais no ano passado que em 2018.

Segundo análise feita pelo Sindipeças, os juros mais baixos, maior oferta de crédito, aumento da confiança do consumidor, redução do desemprego e até o aumento da presença dos motoristas de aplicativos foram os pontos que ajudaram nos bons resultados do setor de peças no ano passado.

Exportação fica em 2º lugar

A utilização da capacidade instalada do setor de auto peças cresceu em 2019. Durante quase todo o ano ela ficou acima dos 70% (média de 70,4%).

Vendas externas permanecem como segunda maior fonte de renda para os fabricantes de auto peças, respondendo por 16,6% do faturamento anual. As exportações perderam apenas para a venda às montadoras, com fatia de 64,9% das vendas.

As entregas ao mercado de reposição de peças aumentaram 6,6% em relação a 2018 e responderam por 14% do faturamento. Já as vendas intrassetoriais, as de um fabricante de auto peças para outro, responderam por 4,5% do faturamento anual do setor.